Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Serra Pelada nos cinemas

Serra Pelada nos cinemas

Publicada em : 03/10/2013

Filme de Heitor Dhalia estreia no dia 18 de outubro de 2013, com Juliano Cazarré, Julio Andrade, Sophie Charlotte, Wagner Moura e Matheus Nachtergaele no elenco



A Caixa Econômica Federal e a Petrobras apresentam Serra Pelada, produção nacional dirigida por Heitor Dhalia (“À Deriva” e “O Cheiro do Ralo”), que leva às telas de cinema uma viagem a maior mina a céu aberto dos tempos modernos. O longa chega aos cinemas no dia 18 de outubro desse ano com coprodução e distribuição no Brasil da Warner Bros. Pictures e coprodução da Globo Filmes. A produção é da Paranoid Filmes, de Dhalia e Tatiana Quintella.

A história se passa em 1980, quando os amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Julio Andrade) deixam São Paulo em busca do sonho do ouro. Os dois chegam à Floresta Amazônica como outros milhares de homens, repletos de sonhos e ilusões. Mas a vida no garimpo muda tudo. A obsessão pela riqueza e pelo poder os destrói. Juliano se torna um gângster. Joaquim deixa seus valores para trás. Uma história sobre a febre do ouro, sobre ganância e violência. Sobre uma grande amizade e seu fim.

A Caixa teve participação decisiva no enredo do filme, já que o banco era compradora oficial de ouro. A agência bancária, bem como móveis e instrumentos de trabalho foram fielmente replicados a partir de fotos e documentos que se encontram no Museu da Caixa, localizado na Caixa Cultural São Paulo.

O elenco traz também Sophie Charlotte, Matheus Nachtergaele e Wagner Moura que, além de atuar, é coprodutor do filme. O roteiro é de Vera Egito e Heitor Dhalia, que também é produtor em parceria com Tatiana Quintella. José Alvarenga Jr. assina como produtor associado.

Este é o primeiro filme que a Caixa patrocina com recursos da Lei do Audiovisual. O longa ‘Serra Pelada’ ainda conta com o patrocínio da Estre Ambiental e da MRS Logística e apoio de Bitelli Advogados, CDR Pedreira, Corretora Um, Empresa de Mineração Caravelas, Hotel Beira Rio (Belém), Hotel Estanplaza (São Paulo), Hotel Hilton Belém, Hotel Vitória, Sabesp, Sacaria Ouro Branco, Secretaria de Segurança Pública – Governo do Estado do Pará, Secretária de Cultura de Paulínia, Osler (Exposis) e PUC Goiás, além de ter a Locall e a Teleimage como produtoras associadas.

Trailer: http://youtu.be/COXDie8fMSk

Página oficial do filme no Facebook: https://www.facebook.com/serrapeladaofilme

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo