Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Revelando São Paulo

Revelando São Paulo

Publicada em : 12/09/2013

O evento acontece de 13 a 22 de setembro no Parque da Vila Guilherme – Trote


O XVII Revelando São Paulo Capital, que acontece de 13 a 22 de setembro, no Parque da Vila Guilherme – Trote, marca 50 edições do Festival de Cultura Tradicional Paulista, que revela artesanato, culinária e manifestações culturais tradicionais de mais de 200 municípios paulistas. São quase duas décadas destacando o universo dos caipiras, caiçaras, tropeiros e piraquaras.

Para festejar as 50 edições, que reúne um público de cerca de dois milhões de pessoas durante os 10 dias do Festival, o Revelando São Paulo traz novidades à Zona Norte de São Paulo, como o projeto Verdejando, com ações voltadas para o meio ambiente, através da participação de culinaristas e artesãos e estudantes de escolas que participam do projeto São Paulo Minha Escola.

O projeto Revelando São Paulo, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através da Abaçaí Cultura e Arte, desde seu lançamento em 1997 foi ganhando forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento.

A primeira edição do evento, realizada em 1997 no Parque do Ibirapuera contou com a participação de 70 municípios. Em 1998, o Revelando São Paulo passou a ser realizado no Parque da Água Branca, na zona Oeste de São Paulo, até 2009. Desde 2010, o evento acontece na Vila Guilherme, zona Norte da cidade, com a participação de mais de 200 municípios e um público estimado em mais de dois milhões de pessoas.

A partir de 2000, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, implantou as edições regionais do programa, começando pela edição do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, seguindo pelas edições Vale do Ribeira, em Iguape, e Entre Serras e Águas, em Atibaia. Aconteceram também as edições AltaMogiana e Entre Rios e Trilhos.

A ideia de difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País, e ainda daquelas herdadas de outros povos, trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas. Desde 1973, ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo, e que está comemorando 40 anos.

SERVIÇO
XVII Revelando São Paulo
Data: 13 a 22 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme - Trote / Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local – Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br
Ao vivo pela internet:www.revelando.tv.br
facebook: revelandosaopaulo1

Fonte:Assessoria de Imprensa Abaçaí Cultura e Arte