Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Labirinto de Filó

Labirinto de Filó

Publicada em : 10/09/2013

Temporada a preços populares, no Teatro Zanoni Ferrite, na Vila Formosa

Weslei Soares

O espetáculo conta a história de Filó, uma minhoca curiosa e perguntadeira, cheia de dúvidas e ideias na cabeça, e que de tanto pensar se perde num labirinto de buracos e túneis. Filó é uma das espécies criadas no minhocário do Menino da Rua de Baixo, que sonha em ser cientista, músico e jogador de futebol, e estuda na escola no meio da rua, com a Menina da Rua de Cima, uma poetiza nata, que quer ser jornalista e cantora, mas detesta minhocas. Da amizade dos dois, a história da minhoca Filó começa a ganhar vida.

A dramaturgia tem como referência o diálogo infantil e a curiosidade que permeia toda criança em formação. A filosofia é o ponto de partida, e faz o público embarcar numa viagem de dúvidas inteligentes, como: “O sol é feito de fogo?”, “A água é dura quando se veste de gelo?”, “O ar está em todo lugar e ninguém vê?”. As indagações da Minhoca Filó são respondidas ao longo da estória não de maneira precisa e científica, mas sim poética, mantendo acesa a imaginação da criança e permitindo, assim, um desenvolvimento criativo.

Labirinto de Filó trata do universo infantil presente em todos nós por meio de temas como a superação dos medos, a importância das dúvidas para o desenvolvimento do raciocínio e da personalidade.

A peça mistura músicos e atores no palco, cantando e tocando ao vivo violão, viola caipira, acordeon e percussão.

As canções foram compostas e dirigidas especialmente para o espetáculo e criadas em parceria com o encenador. São temas regionais que apresentam a história de cada personagem em seu ambiente. No elenco estão Weslei Soares, Priscila Galvão, Thais Oliveira e Daniel Langer, além do próprio diretor musical Thiago Rocha.

O visual da montagem, criado por Valnice Vieira Bolla, traz um olhar contemporâneo e aposta no lado lúdico, partindo de um fio de novelo de lã que entrelaça as histórias e percorre um labirinto como representação simbólica para o mundo de nossas dúvidas. Os figurinos coloridos e divertidos interagem com o cenário e a iluminação de Luiz Alex Tasso, e se misturam entre as roupas dos personagens e os bonecos de vara, criados por Fabio Caniatto e Maristela Tetzlaf.

FICHA TÉCNICA:
Texto de direção Geral: José Geraldo Rocha. Música e Direção Musical: Thiago Rocha. Direção de palco: Daniel Langer. Cenários/ figurinos/ adereços: Valnice Vieira Bolla. Assistente de figurinos: Janaina Rocha. Criação de Luz: Luiz Alex Tasso. Contra regra: Rafael de Souza. Bonecos de Vara: Fabio Caniatto e Maristela Tetzlaf. Elenco: Weslei Soares, Priscila Galvão, Thais Oliveira, Daniel Langer e Thiago Rocha. Produção executiva: VVB Produções Artísticas e Culturais. Projeto gráfico: Arte e design. Administração: Ricardo Aguiar.

SERVIÇO:
Espetáculo: Labirinto de Filó
Estreia dia 07 de setembro, sábado, às 16h. Temporada – Sábados e domingos, às 16h. Até 13 de outubro.
Preço: R$ 10,00 (pagamento somente em dinheiro)
Teatro Zanoni Ferrite - Avenida Renata, 163, Vila Formosa, São Paulo, (11) 2216-1520
Bilheteria: aberta uma hora antes do espetáculo.
Capacidade: 204 lugares.
Duração: 55 minutos.
Classificação: Livre.
Acessível para cadeirantes.

Fonte:Daniella Turano