Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Homenagem aos imigrantes

Homenagem aos imigrantes

Publicada em : 10/09/2013

A exposição percorrerá também as estações Palmeiras-Barra Funda e Brás

Divulgação

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, homenageia a trajetória de cerca de 2,6 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo. A partir desta terça-feira, 10 de setembro, a Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira) abrigará parte do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, que está em processo de restauro das edificações e implantação de nova exposição de longa duração.

Por meio de depoimentos e fotos do acervo da instituição e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a exposição “Viagem, Sonho e Destino”  narra os desafios enfrentados pela mudança e adaptação ao futuro desconhecido, e revela o funcionamento e os serviços da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que recebeu e acolheu mais de 70 etnias durante os seus 91 anos de funcionamento.

A exposição estará aberta nesta estação até 10 de outubro e será divida em três módulos. A primeira parte da mostra descreve a rota percorrida, depois da longa e cansativa viagem de navio, que desembarcava no Porto de Santos. A subida pela Serra do Mar é narrada por meio das imagens do acervo e depoimentos que pertencem ao projeto de história oral do Museu da Imigração. Os visitantes podem ainda conhecer os processos migratórios, apresentados de maneira lúdica e informativa, por meio de uma tela de projeção em formato de globo.

O foco do segundo momento da exposição está reservado à histórica Hospedaria de Imigrantes do Brás. Uma maquete eletrônica interativa permite ao público identificar as repartições internas da edificação e acompanhar o dia-a-dia da Hospedaria, desde a fundação. Depoimentos em áudio ou vídeo contam a experiência vivida pelos moradores.

O último bloco da exposição apresenta imagens relativas à herança da imigração no cotidiano da cidade. Por meio de dois terminais, os visitantes podem consultar projetos, como a Memória da Imigração, que integra um banco de dados e o acervo digital do Museu, além de documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, que contabilizam, no total, mais de 250 mil imagens para consulta e download gratuito.

As visitas serão orientadas por monitores, que prestarão atendimento das 7h30 às 19h.

A exposição “Viagem, sonho e destino”  já passou pela estação Estação Júlio Prestes da CPTM, onde recebeu mais de 10 mil visitantes. Em 10 de outubro desembarca na estação Palmeiras-Barra Funda e, em 10 de dezembro, na Estação Brás, encerrando o ciclo de itinerâncias.

Serviço
Exposição “Viagem, sonho e destino”
Local: Estações da CPTM:
Tatuapé (linhas 11 e 12): 10/09/2013 a 10/10/2013;
Palmeiras-Barra Funda (linhas 7 e 8): 22/10/2013 a 26/11/2013;
Brás (linhas 10, 11 e 12): 10/12/2013 a 27/01/2014
Horário: Das 7h30 às 19h

Museu da Imigração
(11) 3311-7700 /  (11) 97452-7453

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos