Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Árvore Berenice

A Árvore Berenice

Publicada em : 29/08/2013

Espetáculo levanta questões sobre a importância da natureza para o público infantil

João Caldas

A relação entre o homem e a natureza é o mote do espetáculo infantil A Árvore Berenice, montagem do autor e diretor Antonio Vanfill. No elenco, estão os atores Igor Pushinov, Jerônimo Martins, Leandro Goddinho, Vanessa Prieto e Paula Bega. O ator-mirim Guilherme Seta, da novela Carrossel (SBT) e da série Esconderijo Secreto (Discovery Kids) fará participação especial durante a temporada.

Na trama, em uma cidade caótica, barulhenta e devastada, Coruja e Moita descobrem uma amiga em comum, a Árvore Berenice. Em uma viagem no tempo, entremeada por de músicas e brincadeiras, a dupla relembra, junto ao público, a história do menino com a generosa árvore.  O infantil aborda etapas da vida de um homem - infância, primeiro amor, trabalho, família, passagem do tempo e  finitude inevitável a todos os seres.

Levantar um questionamento sobre a possibilidade de relação saudável com a natureza, entendendo a importância de um desenvolvimento em harmonia com meio-ambiente, é um dos objetivos da montagem. A relação homem/natureza aparece de maneira metafórica na amizade entre o garoto e a Árvore Berenice, que generosamente dá tudo o que pode para o menino.

O cenário retrata os dois lados da história. A cidade tem tons acinzentados, com a utilização de materiais mais ásperos e rígidos. Já o campo, recebe uma paleta de cores mais viva, com formas suaves e texturas fofas e leves. O figurino ressalta particularidades de cada figura. A Árvore conta com inspirações na estilista inglesa Vivienne Westwood. O Coruja usa peruca que remete ao artista plástico americano Andy Warhol e óculos de aviador. Já o Menino vai crescendo e suas roupas vão acompanhando a moda da época dos anos 30 até os anos 2000.

Na composição da encenação, Vanfill mesclou muitas referências, inclusive cinematográficas e musicais para o trabalho dos atores em cena. “A Árvore se inspira nos trejeitos de mãos e olhos de Carmen Miranda, a Coruja é cercada de mistério como o Willy Wonka de Gene Wilder e tem arroubos de Jerry Lewis. Já o Moita, tem um lado mais Snoop Dog (rapper americano). E todos tiveram que assistir muito desenho animado”, diz o diretor.

O espetáculo foi ganhando trilha sonora durante a criação dramatúrgica. “A palavra não era suficiente para dizer o que se queria surgiu assim o espaço para algumas canções, o texto ganhou mais cor com as composições de Sandra Nunes e os arranjos de Bruno Monteiro”. Entre as músicas, que serão cantadas ao vivo, estão A Volta no Tempo, Vale a Pena Sorrir, Agora Quero Namorar, Maior Tesouro, entre outras.

Para roteiro:
A Árvore Berenice - Texto e direção: Antonio Vanfill. Elenco: Alexandra Manolio, Igor Pushinov, Jerônimo Martins, Leandro Godinho, Vanessa Prieto, Paula Bega. Participação especial de Guilherme Seta ao longo da temporada. Realização: Brancalyone Produções Artísticas. Classificação: Livre Duração: 60 minutos. Temporada: Sábados e domingos, às 15 horas até 20 de outubro. A partir de 26 outubro só aos sábados, às 15h, até 7 de dezembro.

Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2073, Metrô Consolação. Bilheteria: (11) 3170-4059. De segunda a sábado das 14h às 21h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Ingressos à venda pela internet: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com.br. Vendas call center: 4003-2330 Compras pelo sistema da ingresso.com, funciona da seguinte maneira: Call-center: (adicional de 20%). Internet: (adicional de 15%). Os ingressos são retirados na bilheteria do próprio teatro. Valores: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia entrada). Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito – não aceita cheques Capacidade: 166 lugares.

Fonte:Arteplural Comunicação