Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ La Mamma

La Mamma

Publicada em : 15/08/2013

Rosi Campos e Leonardo Miggiorin estão no elenco desta comédia dirigida por Carlos Artur Thiré



Até 1º de dezembro, o Teatro Nair Bello, em São Paulo, recebe a temporada do espetáculo La Mamma. O texto, de André Roussin que não é montado nos palcos brasileiros desde a década de 60, é uma adaptação teatral do romance “O Belo Antônio”, do escritor e roteirista Vitaliano Brancati (1907-1954). A comédia conta com direção de Carlos Artur Thiré e realização de Leonardo Miggiorin, que também está no elenco ao lado de Rosi Campos, Carlo Briani e Débora Gomez.

A peça trata dos conflitos de uma típica família ítalo-brasileira, com sua figura central, a Mamma (Rosi Campos), que faz de tudo para manter sua família unida e bem vista perante a sociedade local. A Mamma tem dois filhos (Aldo e Antônio), ambos interpretados por Leonardo Miggiorin. Apesar de serem gêmeos, os irmãos são completamente diferentes. Antônio é o galã da cidade, charmoso, bem relacionado, atrai todas as atenções femininas. Já Aldo é o filho preguiçoso, bronco, encostado nos negócios da família e fisicamente, passa longe da beleza do irmão.

Quando se descobre que Antônio, com toda sua fama de Don Juan, na verdade não era o que aparentava ser, sua família passa por uma desmoralização. Para salvar a reputação dos Magnano, a Mamma arma um plano mirabolante, envolvendo seu outro filho (Aldo), que é encarregado de se passar pelo irmão. Porém, o plano não sai como o combinado e a peça acaba tendo um desfecho surpreendente, que revela a verdadeira chave para o mistério: o amor.

“La Mamma é uma deliciosa comédia, que aborda a sexualidade de forma não apelativa e bem humorada, nos intrigando até o último instante graças à sua trama bem amarrada”, explica o diretor Carlos Artur Thiré, que também adaptou e traduziu o texto. “A comédia resgata a identidade ítalo-brasileira da cidade de São Paulo, através do entretenimento de humor inteligente. Sem fazer uso de um humor estereotipado, os personagens vivem seus dramas em situações extremamente engraçadas, o que resulta em diversão para o público”, completa.

Além de interpretar os dois filhos, Leonardo Miggiorin é realizador e produtor  e La Mamma é a primeira empreitada com a sua empresa, a L.M Produções. “É uma delícia iniciar com um texto como este, Thiré fez uma adaptação incrível. Tanto o texto original de ‘O Belo Antônio’, de Vitaliano Brancati, quanto a adaptação para o cinema com o ator Marcelo Mastroiani, são dramas e a peça é uma comédia”, conta. “Trouxemos para a nossa realidade, mantendo a dramaticidade italiana, com pitadas da cultura brasileira. Ambientamos a peça na cidade fictícia de Santa Rita, no interior de São Paulo, nos anos 1960, mas poderia ser em muitas outras cidades”, complementa.

A peça “La Mamma” foi aprovada pela Lei Rouanet e tem patrocínio do Bradesco Seguros.

Serviço:
La Mamma
Quando: 2 de Agosto a 1º de dezembro de 2013
Onde: Teatro Nair Bello (Shopping Frei Caneca)
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação / São Paulo-SP - Tel.: 3472-2414
Horário: sexta-feira 21h30 / sábado 21h e domingo 19h
Capacidade: 200 lugares
Ingressos: R$ 60,00 inteira e R$30,00 meia (www.ingresso.com)
Clientes Bradesco Seguros têm 30% de desconto em até dois ingressos.

Ficha técnica
Texto: André Roussin
Tradução: Letícia Kaminski e Carlos Artur Thiré
Adaptação e Direção: Carlos Artur Thiré
Elenco: Rosi Campos, Leonardo Miggiorin, Carlo Briani e Débora Gomez
Cenário e figurino: Clívia Cohen
Trilha sonora: Charles Dalla
Iluminação: Aline Santini
Fotos: Paulo Emílio Lisboa
Visagismo: Dicko Lorenzo
Produção executiva e direção de produção: Néctar Cultural
Realização: L.M. Produções Artísticas 

Fonte:Casé Assessoria