Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Projeto “Pantanais – Mostra I...

Projeto “Pantanais – Mostra Itinerante Da Cultura Pantaneira"

Publicada em : 19/07/2013

Caravana Pantaneira tem como destaque show com os músicos João Ormond, Paulo Simões, Habel Dÿ Anjos e Dino Rocha


Apresentar um pedaço do Pantanal em plena capital paulista, num dos lugares com maior circulação de pessoas na cidade, a Estação Sé do Metrô. Em resumo, esse é o objetivo do Projeto Pantanais – Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira que após passar pelas cidades de Ouro Preto, Curitiba, Goiânia e Ribeirão Preto faz a última parada da caravana pantaneira em São Paulo, no dia 1º de agosto (quinta), entre 12h e 17h.

O público que passa - normalmente apressado - pela estação Sé, terá a chance de ter contato com a cultura dos dois pantanais (MS e MT), por meio da música, danças, artesanatos e exibição de documentário, no projeto que é uma das iniciativas selecionadas no Edital 2012 do Natura Musical, programa de apoio à música brasileira, realizado pela maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza.

Com curadoria do violeiro e compositor João Ormond e produção executiva de Marinéa Mochizuki, o Projeto Pantanais consiste em uma caravana cultural, que pretende mostrar a singularidade dos costumes e manifestações artísticas pantaneiras ao púbico de outras regiões, ao mesmo tempo fazendo soar um alerta quanto à necessidade de se preservar esse patrimônio único.

PANTANAIS
Nessa imersão cultural, o público terá a chance de assistir aos shows às 12h e às 17h dos importantes artistas mato-grossenses João Ormond e Habel Dÿ Anjos e dos sul-mato-grossenses Paulo Simões e Dino Rocha, envoltos num cenário que remete à beleza da região. Além disso, a atmosfera pantaneira estará presente com uma exposição de redes pantaneiras de exportação, confeccionadas pelas redeiras do Mato Grosso e Violas-de-Cocho, instrumento surgido naquela região do país.

“O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do planeta, está presente nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e tem uma enorme importância para o equilíbrio de nosso ecossistema. Com a Natura apoiando esse projeto, podemos ressaltar a importância da perpetuação da vida do homem pantaneiro, o seu cotidiano, suas tradições, costumes, música, danças, culinária, festas religiosas e crenças precisam ser preservadas”, explica o curador João Ormond.

Para a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti, o apoio a projetos como o Pantanais reforça um dos compromissos do Programa que é a preservação da música de raiz. “A grande motivação desse patrocínio é mostrar ao público de outros lugares a grandiosidade da cultura pantaneira e como ela contribui para diversificar a nossa música. Este projeto já percorreu quatro cidades, nas regiões Sul, Centro Oeste e Sudeste, e agora virá para a capital paulista para uma última apresentação”, comenta.

PANTANAIS - MOSTRA ITINERANTE DA CULTURA PANTANEIRA
Dia 1º de agosto – São Paulo
Estação Sé do Metrô – Mezanino, área tarifada da estação
www.metro.sp.gov.br
Classificação: livre

PROGRAMAÇÃO
Das 12h às 17h: Exibição de documentário “Céu e Água”, exposição de Redess Pantaneiras e Violas-de-Cocho
Às 12h e às 17h: Show com João Ormond, Habel Dÿ Anjos, Paulo Simões e Dino Rocha
Duração de cada show: 30 minutos

Fonte:Sylvio Novelli