Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição “Luzências”

Exposição “Luzências”

Publicada em : 11/07/2013

Miniaturas iluminadas do artista austríaco Axl Leskoschek enriqueceram grandes obras literárias editadas no Brasil


A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 21 de julho a 22 de setembro, a exposição “Luzências” do pintor e gravador austríaco Axl Leskoschek (1889-1979). A exposição apresenta 100 gravuras, produzidas pelo artista entre 1939 e 1948, período em que morou e trabalhou no Brasil. O evento tem entrada franca e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Reconhecido por sua requintada miniaturização da ação humana, Axl Leskoschek pega carona na mobilidade dramática dos personagens literários e implode essa característica em suas linhas, luzes e sombras, cortes no escuro da madeira, para iluminar e projetar a dimensão incomensurável de sua arte, miniaturizada, no espaço físico da matriz e a recorrente impressão sobre o papel.

Sintetizando o máximo de detalhes no menor espaço, Axl Leskoschek emoldura, pela simetria da paisagem/cenografia, os sentimentos dos personagens literários, sejam estes de Graciliano Ramos, do então novato Carlos Lacerda ou do russo Dostoiévski, seus “parceiros” de trabalho. Os livros, e um álbum com originais seguido de 10 matrizes, ilustram o caráter didático e estético da mostra.

Tendo lecionado xilogravura no curso de desenho de propaganda e de artes gráficas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, Leskoschek foi uma fonte de dedicação à técnica e de comprometimento artístico para toda uma geração de talentosos artistas, como Fayga Ostrower, Edith Behring, Renina, Ivan Serpa e Almir Mavignier.

Serviço:
Exposição: “Luzências – a Gravura de Axl Leskoschek”

Visitação: de 21 de julho a 22 de setembro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – próximo à Estação Sé do Metrô
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada franca
Recomendação etária: livre

Fonte:CAIXA Cultural