Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição “Heróis Urbanos”

Exposição “Heróis Urbanos”

Publicada em : 27/06/2013

Fotógrafa Katia Arantes mostra os super-heróis na cidade de São Paulo



O Incrível Hulk no Edifício Copan? O Batman invadindo o Mosteiro de São Bento? Ou que tal o Homem-Aranha pendurado na Estação da Luz?

A mostra “Heróis Urbanos”, da fotógrafa Katia Arantes, une pontos turísticos de São Paulo a bonecos de famosos super-heróis dos quadrinhos, games e filmes. Além das imagens, a exposição traz os bastidores da composição dos 27 painéis, com imagens de making of, alguns bonecos utilizados e um vídeo sobre o tema.

As fotos foram feitas com uma lente grande angular. Desta forma, os bonecos, que têm cerca de 30 centímetros de altura, ganham tamanho real. Mulher-Maravilha, Thor, Wolverine e outros heróis são apresentados em cartões postais de São Paulo, como a Ponte Octávio Frias de Oliveira e o Edifício Copan.

Segundo Katia Arantes, idealizadora da mostra “Heróis Urbanos”, o conceito da exposição não é casual e está diretamente ligado à luta diária dos trabalhadores da metrópole. "Vivemos em uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes que lutam pela sobrevivência. Essas pessoas são heroínas de uma batalha que travam todos os dias. Às vezes, São Paulo pode parecer dura e fria, mas possui uma beleza singular", afirma a fotógrafa.

Aproveitando a deixa, alguns funcionários e prestadores de serviço da Porto Seguro foram entrevistados, revelando que também são verdadeiros heróis.

“O que são os super-heróis urbanos da nossa metrópole? Quem são estes heróis disfarçados de gente comum? Quais suas histórias, desejos e conquistas? Quais superpoderes do Super-Homem são mais interessantes do que um executivo de uma grande e bem sucedida empresa? Quem tem mais atividades: a Mulher-Maravilha ou a dona de casa, que acorda cedo, cozinha, leva seu filho para a escola e ainda deixa a casa em ordem? Uma cidade que não para está, sim, repleta de heróis disfarçados de pessoas normais, que batalham e soam a camisa para sobrevivência deles e de suas famílias. A mostra de fotos de Katia Arantes nos faz viajar pelo universo dos cartoons, onde o bem vence o mal e nos inspira a continuar com nossas vidas tão atarefadas.”
Marco Griesi

“Encontros no meio da multidão, desencontros em meio às máscaras. Heróis disfarçados, com pegadas no chão, pegadas invisíveis, porém marcantes, se é que me entendem. Conheci o trabalho da Katia Arantes por indicação de um amigo e, quando percebi, já estava apaixonada pelas histórias desses heróis, pela energia de cada um, com suas teias, seus poderes para voar, suas incansáveis lutas contra o mal, suas paixões proibidas, seus mistérios e seus poderes de Greiscow. E por que São Paulo? Por que as locações de uma cidade intensa, explosiva, viva, fugaz, heroína , incansável que amedronta e, ao mesmo tempo, tem o poder de nos fazer ir à frente, em busca, na luta? Essa é a maior comparação que podemos fazer desses heróis com a cidade de São Paulo, com os heróis que encontramos todos os dias, escondidos em ternos finos, em macacões de trabalhadores, pendurados em cordas, em arranha-céus, passando ao nosso lado com seus olhares destemidos, em busca do horizonte, do novo, da conquista. São os heróis urbanos que nos cercam nessa selva de pedra, louca e desvairada que tantos amam, se perdem e voltam a se encontrar para serem heróis de si mesmos!”
Deolinda Patrício

Exposição “Heróis Urbanos”
Autoria: Katia Arantes.
Curadoria: Marco Griesi e Deolinda Patricio.
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro (Avenida Rio Branco, 1.489 – Campos Elísios/São Paulo/SP).
Visitação:28/7, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Entrada gratuita.

Fonte:Flavia Fusco Comunicação