Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Museu TAM terá atividades espe...

Museu TAM terá atividades especiais em julho

Publicada em : 27/06/2013

Durante as férias escolares, atividades lúdicas que utilizam a história da aviação como pano de fundo estimularão a memória e a criatividade dos pequenos visitantes


Para entreter as crianças durante as férias escolares, o Museu TAM – Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (interior de São Paulo), contará com uma programação recreativa especial no mês de julho. A história da aviação será o fio condutor de uma aventura lúdica, que tem como objetivo estimular a memória e a criatividade da garotada. A programação inclui jogos educativos como um joquempô gigante, caça ao tesouro, correio aéreo, ensaios de dança, entre outras brincadeiras.

Veja a seguir o roteiro de férias:
Joquempô gigante
3 a 6 de julho
As crianças serão divididas em três equipes. Cada time escolherá um símbolo que representa as aeronaves BF-109, Corsair ou Spitfire. Ao sinal do educador que estará conduzindo a brincadeira, os participantes mostrarão os símbolos escolhidos. O BF-109 ganha do Corsair; o Corsair ganha do Spitfire; e o Spitfire ganha do BF-109.

Caça ao tesouro
3 de julho
A brincadeira é encontrar o tesouro a partir de dicas espalhadas nos aviões do acervo do museu.

Correio aéreo
10 a 13 de julho
Os visitantes serão convidados a escrever sobre seu passeio ao museu. A proposta é incentivar o resgate da cultura da escrita de cartas.

Restauro do Miles
10 de julho
Um educador contará a história do Miles M-2H Hawk e vai propor ao grupo a restauração personalizada da aeronave. O material utilizado na atividade será cedido pelo museu, e o participante poderá levar o miniavião restaurado para casa.

Tenha o vento a seu favor
17 a 20 de julho
A história do avião Mirage será contada por um educador. Depois, as crianças tentarão acertar o avião dentro da biruta. Haverá um prêmio para quem acertar.

Inventando aviões com Santos Dumont
17 de julho
Após ouvir a história de Santos Dumont, os pequenos serão estimulados a criar seu próprio avião, com papel sulfite e lápis de cor. No fim da atividade, serão entregues bigodes de Santos Dumont.

Explorando as Américas com Ada Rogato
24 a 27 de julho
A garotada aprenderá mais sobre a história de Ada Rogato, a primeira piloto de planador a transpor a Cordilheira dos Andes, em 1950, num voo de 11.691 quilômetros em 16 horas.

Canta e dança com aviões
24 de julho
Os participantes farão uma apresentação de dança ao público presente e receberão sacolinhas do TAM Kids, com chapéu de aviador e jogos, e as letras das músicas cantadas.

Linha do tempo
31 de julho
As crianças serão divididas em quatro grupos, e o educador responsável estenderá um rolo de papel no chão, onde os grupos poderão desenhar a história da aviação. O objetivo é estimular a criatividade dos pequenos.

Serviço – Museu TAM
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: latitude 21º52´35´´S e longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito
Entrada gratuita às quartas-feiras

Fonte:TAM