Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ “Resíduo Drummond”

“Resíduo Drummond”

Publicada em : 21/06/2013

Dirigida por Luciana Garcia, montagem presta homenagem à obra de Carlos Drummond de Andrade


Um homem contemporâneo em meio a reflexões sobre seu passado, sua evolução pessoal e sua interação conflituosa com o mundo que o cerca, contando como base para esse enredo, parte da célebre obra de Carlos Drummond de Andrade. Em resumo, esse é o mote do espetáculo solo “Resíduo Drummond”, encenado pelo ator e professor Maurício Soares Filho, com direção de Luciana Garcia. A montagem estreia temporada no Teatro da Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis dia 06 de julho, às 20h, com sessões ao longo da temporada aos sábados (às 20h) e domingos (às 18h30), até o dia 25 de agosto.

Neste solo, os poemas de Drummond ganham a cena sem pretensão de narrar a vida do poeta, mas sim, prestar uma homenagem àquele que continua capaz de propor reflexão por meio das imagens de seus textos, mesmo 111 anos após seu nascimento. Maurício Soares Filho que, além de ator, atua como professor de literatura no Sistema Anglo de Ensino e no Colégio São Luís, explica que “o protagonista de Resíduo Drummond sonha com uma ilha, um local idealizado de refúgio e liberdade, para onde ele imaginariamente se transporta e, por meio do convívio mais intenso com a obra drummondiana, passa a vivenciar um encontro consigo mesmo”.

Poemas - A peça reúne uma série de textos que compõem a aclamada obra do poeta mineiro, um dos maiores nomes da literatura nacional. Desta maneira, o público terá contato com um roteiro que envolve dezenove poemas costurados por trechos em prosa de “Divagação sobre as Ilhas”, “Um escritor nasce e morre” e “Os dias escuros”. Poemas como “Congresso internacional do medo”, “Poema de Sete Faces”, “José”, “Sentimento do Mundo”, “No meio do caminho”, “Privilégio do mar” e outros possuem em comum os dilemas vividos pelo homem contemporâneo.

Para compor esse roteiro a dupla estudou durante um ano oito livros, que contem juntos mais de duzentos poemas e alguns textos em prosa do autor. A partir da análise desse material foi feita uma curadoria para compor o espetáculo, cuja a narrativa também se desenvolve a partir da encenação e do trabalho de expressão corporal do ator.

“O espetáculo ilustra a jornada de um homem imerso em sua ilha de refúgio, onde pode observar melhor o mundo que o cerca e experimentar o conflito: permanecer no local criado e protegido ou interferir no mundo como ele é?”, comenta a diretora Luciana Garcia. Luciana acrescenta ainda que a resolução sugerida pela montagem, depois de certo impasse, “é mais uma tomada de consciência, a partir da qual o personagem reconhece precisar da Ilha como um refúgio para recuperar suas forças e, só então, interferir no mundo externo”.

Serviço:
Estreia: 06 de julho, às 20h
Horários: Sábados, às 20h e domingos, às 18h30
Temporada: até o dia 25 de agosto
Local: Teatro da Livraria da Vida – Shopping Pátio Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis 618 - Higienópolis
Telefone:  (11) 3660-0230
Duração: 75 minutos
Capacidade: 60 lugares
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) www.ingressorapido.com.br

Fonte:Sylvio Novelli