Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ciclo de Filmes Alemães

Ciclo de Filmes Alemães

Publicada em : 29/05/2013

Club Transatlântico e o Goethe-Institut promove acesso democrático a sucessos recentes da crítica europeia


Em parceria entre o Club Transatlântico e o Goethe-Institut, o Ciclo de Filmes Alemães chega a mais uma edição em um mês marcado por dramas e enredos baseados em fatos reais. Abrindo a seleção no dia 5 de junho, o filme Schiller apresenta parte da inspiradora trajetória de Friedrich Schiller, poeta e filósofo alemão que abdicou ainda jovem de sua carreira como médico para buscar a plenitude artística no Teatro Nacional de Mannheim. Uma impressionante encenação biográfica, realizada por Martin Weinhart e com excelente atuação de Mathias Schweighöfer no papel de Schiller.

No dia 12, a exibição de A Cor do Oceano traz à tona o conflitante tema da imigração contemporânea. Escrito e dirigido pela alemã Maggie Peren, o longa mostra a difícil realidade de muitos refugiados africanos nas Ilhas Canárias. Na sequência, no dia 19, o filme Mahler no Divã discorre sobre os bastidores da real sessão de terapia que compositor Gustav Mahler teve com o psicanalista Sigmund Freud, em 1910. Além de explorar aspectos da vida emocional de Mahler, que acaba de descobrir a traição de sua mulher, a obra transmite a melancolia e a intensidade da vida cultural de Viena na virada do século XX.

Fechando o ciclo de junho, no dia 26, será exibido o filme Sacha, do diretor e roteirista Dennis Todorovic. O protagonista que dá nome ao longa é um garoto de 19 anos que se descobre gay e loucamente apaixonado por um professor de piano. Obra que alterna com sutileza o drama e a comédia, o enredo de Sacha promove a importante reflexão sobre as dificuldades das famílias em debaterem abertamente a questão da sexualidade.

Serviço:
Ciclo de Filmes Alemães
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
Data: Dias 5, 12, 19 e 26 de junho, quartas-feiras
Horário: 20h
Ingresso: Entrada gratuita, com direito a pipoca
Estacionamento no local: R$ 15,00 o período
Observação: O Restaurante Weinstube estará aberto antes e depois das exibições dos filmes

Fonte:Fundamento Comunicação Corporativa