Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Projeto Ser Âmica – A Modelage...

Projeto Ser Âmica – A Modelagem de um Novo Amanhã

Publicada em : 14/05/2013

No final de semana da Virada Cultural, projeto social ligado à arte em cerâmica para jovens carentes faz exposições em espaços culturais de São Paulo


Duas exposições de arte em cerâmica confeccionadas por crianças e adolescentes carentes da zona leste da capital paulista estarão abertas ao público neste final de semana em que se comemora mais uma Virada Cultural de São Paulo. 

Cerca de 50 participantes de 12 a 17 anos, inscritos no projeto "Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã", foram os responsáveis pela criação de obras únicas e que agora ganham visibilidade nestas exposições.

A participação na Virada Cultural acontece neste domingo, a partir das 7 horas, junto ao Mercado Mundo Mix. Já a presença no Espaço Mo Li Hua, na Lapa, prossegue até o final de maio. Uma outra exposição está em andamento no hall do Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, e se encerra nesta sexta-feira, dia 17. 

O intuito do projeto é utilizar a cerâmica como recurso terapêutico com o objetivo de fazer com que o público jovem possa neutralizar o impacto da violência e proporcionar um contato respeitoso e amoroso entre o homem, seu semelhante e seu meio ambiente.

“Neste ano, a nossa expectativa é vender as peças dos alunos, expandir o projeto ao conhecimento de um público maior e, mostrar como o barro pode ser o suporte para grandes obras e, não apenas matéria prima ao artesanato. Quero com este trabalho mostrar o poder de transformação que a arte pode trazer em nossas vidas, aos participantes e à sociedade como um todo, pois no dia a dia já constato os resultados em cada oficina realizada”, explica Elainy Mota, artista plástica e fundadora do projeto Ser Âmica.

Para este semestre, o projeto fará outras quatro exposições sendo que uma delas acontecerá no hall do teatro Maria Della Costa, em data a ser confirmada.

Hoje, a iniciativa já possui parceria com o Instituto Movere, que atende crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade de baixa renda. O público atendido no Instituto também pode ser atendido no projeto Ser Âmica, pois proporciona a busca da autoestima e do autoconhecimento, o que ajuda também na conscientização da importância da qualidade de vida. No blog do Projeto Ser Âmica já há algumas fotos das peças expostas no Espaço Mo Li Hua e no Teatro Ruth Escobar, disponíveis para download: http://proacpanco.blogspot.com.br/

Exposições:
Mercado Mundo Mix - Praça Dom José Gaspar, centro. Dia 19, domingo, à partir das 7h. Grátis.
Espaço Cultural Mo Li Hua na Lapa - Rua Coriolano 529, Lapa - Fone: 3569-4020. De segunda a sexta das 10h às 22h e aos sábados das 10h às 17h. Grátis 
Teatro Ruth Escobar - Rua dos Ingleses, 209, Bela Vista - Fone: 3289-2358. Nesta quinta e sexta das 14h às 21h30. Grátis.

Fonte:Luciana Ferreira