Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Exposição “Viagem, sonho e des...

Exposição “Viagem, sonho e destino”

Publicada em : 03/05/2013

Mostra ficará exposta na Estação Júlio Prestes e narra trajetória de imigrantes e migrantes acolhidos na Hospedaria do Brás


No dia 7 de maio, o Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura na Estação Júlio Prestes (CPTM), em São Paulo, a exposição “Viagem, sonho e destino”. Por meio de depoimentos e fotos do acervo da instituição e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mostra conta os trajetos de cerca de 2,5 milhões de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo. Além de descrever a experiência da viagem, a exposição revela o funcionamento e os serviços da Hospedaria de Imigrantes do Brás, que acolheu mais de 70 etnias durante os seus 91 anos de funcionamento.

O primeiro módulo da exposição percorre a rota de milhares de trabalhadores e suas famílias. Depois da longa e cansativa viagem de navio, a maioria deles desembarcava no porto de Santos e seguia de trem rumo à Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo. A subida pela Serra do Mar é narrada por meio das imagens do acervo e depoimentos que pertencem ao projeto de história oral do Museu da Imigração. Ainda neste primeiro módulo, uma tela de projeção em formato de globo conta aos visitantes, de uma maneira lúdica e informativa, como tiveram início os processos migratórios para o Brasil, ressaltando números e dados relevantes.

A Hospedaria de Imigrantes do Brás é o foco do segundo momento da exposição. De modo geral, as atividades eram definidas pela tríade: recepção, acolhimento e encaminhamento ao trabalho. Cerca de 60 imagens revelam o dia a dia da Hospedaria, suas funções, arquitetura, departamentos e, principalmente, transpassam a experiência humana do primeiro contato com um futuro desconhecido.  O impacto dessa experiência pode ser comprovado também por muitas narrativas preservadas nos depoimentos de migrantes e imigrantes, disponíveis em áudio ou vídeo no decorrer da exposição. Uma maquete eletrônica interativa permite que o público localize os setores nas edificações e entenda a cronologia desde a fundação da Hospedaria até hoje.

Fechando a exposição, o último módulo conta com o novo vídeo institucional do Museu da Imigração e disponibiliza dois terminais de consulta a projetos realizados em plataforma online. O primeiro, Memória da Imigração, integra, por meio de um banco de dados, o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. No total são mais de 250 mil imagens disponíveis para consulta e download gratuito. Já o projeto “Cosmopaulistanos: as pessoas, os caminhos, a cidade” é colaborativo e permite que o visitante compartilhe suas histórias, trajetos e memórias por meio do upload de fotos, vídeos e textos. O objetivo é mapear os locais de tradições e vivências de imigrantes além de dividi-los por categorias.

Serviço:
Inauguração da Exposição “Viagem, sonho e destino”
Data: 07 de maio
Horário: 19h
Local: Estação Júlio Prestes – Praça Júlio Prestes, 148 – Campos Elíseos - São Paulo.

Fonte:Museu da Imigração