Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O Sesc Santana exibe mostra da...

O Sesc Santana exibe mostra da diretora Sofia Coppola

Publicada em : 26/04/2013

Os filmes serão exibidos gratuitamente nas terças de maio, às 20h


Nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio, terças, às 20h, o Sesc Santana exibirá gratuitamente ‘As Virgens Suicidas’, ‘Encontros e Desencontros’, ‘Maria Antonieta’ e ‘Um Lugar Qualquer’, respectivamente, todos dirigidos por Sofia Coppola.

Diretora e roteirista norte-americana, Sofia começou a carreira como atriz, atuando em alguns filmes dirigidos por seu pai, o cineasta Francis Ford Coppola, entre eles 'O Poderoso Chefão III'. Sem muito sucesso nessa profissão, se enveredou pela direção cinematográfica, sendo reconhecida por trabalhos como 'Maria Antonieta' e ' Encontros e Desencontros', filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, o Globo de Ouro de Melhor Roteiro e Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Os filmes da diretora seguem uma estética pop, que se reflete, entre outras coisas, nas escolhas da trilha sonora. As relações interpessoais dos personagens são um dos temas centrais de seu trabalho.

As Virgens Suicidas | 07/05. Terça, às 20h.
The Virgin Suicides. EUA, 1999. Dir. Sofia Coppola. Cor – 97 min. Drama.
Década de 1970. Os Lisbon são uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O Sr. Lisbon é um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, pais de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região.
Após o suicídio de Cecília, de apenas 13 anos, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que são proibidas de ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Porém, essa proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Encontros e Desencontros | 14/05. Terça, às 20h.
Lost in Translation. EUA, 2003. Dir. Sofia Coppola. Cor – 105 min. Drama.
Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o fuso-horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo e em pouco tempo tornam-se grandes amigos. Resolvem, então, partir pela cidade juntos. A eles junta-se uma jovem atriz chamada Kelly, com quem vão viver algumas aventuras pela cidade de Tóquio.

Maria Antonieta | 21/05. Terça, às 20h.
Marie-Antoinette. EUA, 2007. Dir. Sofia Coppola. Cor – 123min. Drama.
A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada, ainda adolescente, à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Um Lugar Qualquer | 28/05. Terça, às 20h.
Somewhere. EUA, 2010. Dir. Sofia Coppola. Cor – 98min. Drama.
Johnny Marco é um bem sucedido ator de Hollywood que não possui uma reputação das melhores. Hospedado no lendário hotel Chateau Marmont para recuperar-se de um acidente no set de filmagens, ele passa os dias em festas com strippers ou dirigindo sua Ferrari por puro prazer. O ator tem sua rotina subitamente alterada pela presença de Cleo, sua filha de 11 anos, que passa a visitá-lo com certa freqüência. Embora, a princípio, seja incapaz de dar à menina a atenção que precisa, a progressiva aproximação leva Johnny a reavaliar sua vida.

Fonte:Sesc