Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Gestos, da Cia Mariana Muniz, ...

Gestos, da Cia Mariana Muniz, une dança e linguagem de sinais

Publicada em : 20/04/2013

Espetáculo de rua propõe o diálogo da dança contemporânea com LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais


Gestos, o mais novo espetáculo de dança da Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, propõe a intersecção entre diferentes formas de comunicação gestuais. De um lado, os movimentos e sutilezas da dança contemporânea. De outro, os gestos e significados da Libras (Língua Brasileira de Sinais), o código de comunicação utilizado pela maioria dos deficientes auditivos nos centros urbanos brasileiros.

Com direção de Mariana Muniz, fundadora do grupo, o espetáculo de rua faz apresentações em São Paulo nos dias 27 de abril, às 11h e às 15h, no Metrô Trianon Masp; dia 18 de maio, às 16h na Praça Oswaldo Cruz, e dia 19 de maio, às 18h, no Teatro Sérgio Cardoso, como parte da Plataforma Internacional Estado da Dança, mostra de dança que reúne grupos nacionais es estrangeiros. Depois, o grupo se dirige a Campinas para apresentação única dia 9 de maio, às 20h, no Instituto de Artes da Unicamp. No elenco, os criadores intérpretes: Amanda Correa, Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Gilberto Rodrigues, Mariana Muniz, Rubens Caribé, Tatiana Saltini, Viviane Fontes.

A performance parte da premissa de que tanto a dança quanto a Libras são meios de comunicação: transmitem mensagens, histórias e narrativas. “Na Libras, assim como na dança, o corpo é texto, capaz de te dizer as coisas sem usar palavra sonora. Nos dois casos, é o corpo quem fala – e foi a partir daí que começamos nossa exploração”, diz Mariana Muniz.

SERVIÇO:

Apresentações em SÃO PAULO:

Dia 27 de abril, sábado, às 11h e às 15h, no Metrô Trianon Masp (Avenida Paulista, nº 1374 – Gratuito)
Dia 18 de maio, domingo, às 16h (Praça Oswaldo Cruz, Paraíso – Gratuito)
Dia 19 de maio, domingo, às 18h, na Plataforma Internacional Estado da Dança 2013 (Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, Fone: 3288-0136 – Compra de ingressos via Ingresso Rápido por dia da mostra)

Apresentação em CAMPINAS:

Dia 9 de maio, quinta-feira, às 20h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp – Cidade Universitária Zeferino Vaz, Rua Elis Regina, 50. Fone: (19) 3289-1510.

Fonte:ARTEPLURAL