Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ O fim trágico de estrelas de H...

O fim trágico de estrelas de Hollywood

Publicada em : 11/04/2013

De 4 a 28 de abril o MuBE recebe a mostra Framed – Ida e Volta



As artistas Debora Hirsch e a Iaia Filiberti ocasionalmente encontraram uma coleção de figurinhas com imagens de atrizes de Hollywood dos anos 20-50 e acabaram por mergulhar juntas num projeto de reconstrução da vida daquelas estrelas. O trabalho resultou numa descoberta de fins de vida trágicos para muitas delas. A pesquisa virou livro e agora exposição. Batizada de Framed – Ida e volta, a montagem traz ao MuBE textos juntos às imagens que falam de nascimento, morte, sucesso, doenças, estrelato e tragédia. A mostra fica em cartaz de 4 a 28 de abril.

A mostra será composta de um vídeo de 30 minutos, quinze imagens fotográficas com intervenções artísticas e 100 “fichas técnicas” de atrizes que provaram sucesso em Hollywood, venceram Oscar, Golden Globe dentre outros prêmios. Participaram em filmes importantes contracenando com mitos, estiveram no topo - mesmo que às vezes somente por um breve período de tempo - e perderam esse sucesso. Poucas conseguiram viver bem depois da decaída. Quase 30% delas se suicidaram, inúmeros foram os casos de envolvimento com álcool e drogas, pobreza, doenças mentais e depressão foram alguns dos desprazeres experimentados pelas estrelas.

No vídeo, Debora Hirsch e Iaia Filiberti tiram essas atrizes da condição estática de esquecimento em que se encontram e fazem novamente delas imagem em movimento por um momento breve, suficiente para resumir uma vida inteira até o momento em que esses rostos tornam-se novamente congelados.

Framed – Ida e Volta
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Até  28 de Abril
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Fonte:Index – Estratégias de Comunicação