Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A Propósito de Senhorita Júlia

A Propósito de Senhorita Júlia

Publicada em : 10/04/2013

Alessandra Negrini é a Senhorita Júlia no clássico do teatro realista revisitado por José Almino e Walter Lima Jr.


Baseada livremente em um clássico da dramaturgia universal, Senhorita Julia, de August Strindberg (1849-1912), ganha nova montagem, com adaptação de José Almino e direção do cineasta Walter Lima Jr, em seu oitavo espetáculo teatral. A Propósito de Senhorita Julia estreia dia 20 de abril, sábado, às 20 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Na nova versão com Alessandra Negrini, o elenco reúne também Eucir de Souza (como Moacir) e Dani Ornellas (no papel de Cristiane). A ficha técnica se completa com José Dias (cenário), Daniel Galvan (iluminação), Angèle Fróes (figurinos) e Ana Bevilaqua (preparação corporal). O diretor Walter Lima Jr. assina ainda a trilha sonora.

No texto original sueco - escrito na penúltima década do século 19 - o conflito tinha por base um rígido e radical sistema de classes sociais. Senhorita Julia era uma aristocrata, filha de um pai militar e tirano, traída por seus conflitos íntimos aliados a doses de álcool e um jogo de sedução com o empregado do pai.

Enquanto no texto do autor sueco, a peça acontece durante as celebrações do  solstício de Verão, quando a patroa participa das comemorações com os empregados, na  adaptação de José Almino a história se passa no dia da vitória de Lula, quando o Brasil vislumbrava mudanças.

O clima era de entusiasmo e expectativa de novos rumos para a sociedade. A intenção primordial da adaptação é aproximar o conflito central do texto de origem com a realidade sociopolítica brasileira, criando novas perspectivas de compreensão para o público.

A trama conta a história de uma aristocrata que se envolve com Moacir, o motorista do seu pai, construindo um jogo onde a dominação se inverte a cada instante. Rica, filha de deputado, Júlia organiza uma festa em seu quintal. Quer dançar com todos e acaba flertando com o motorista, interpretada por Eucir de Sousa, namorado da personagem vivida por Dani Ornellas.

Conflitos e diferenças entre sexos e classes sociais permeiam e por vezes aprisionam as motivações e o comportamento de cada protagonista, num jogo de sedução e humilhação que irá se revelar um pesadelo.

Serviço:
A propósito de Senhorita Júlia - Estreia dia 20 de abril, sábado, às 20 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112. Centro. São Paulo – SP. Tel: (11) 3113-3651 / 3113-3652. Teatro (125 lugares). Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00. Venda na bilheteria do CCBB e pelo site www.ingressorapido.com.br. Temporada: 20 de abril a 30 de junho. Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h. IMPORTANTE: a partir de 5 de maio temporada aos domingos às 18 horas.  Duração - 90 minutos. Classificação etária: 14 anos. www.bb.com.br/cultura

Fonte:Arteplural Comunicação