Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ VIII Mostra Latino-Americana d...

VIII Mostra Latino-Americana de Teatro

Publicada em : 10/04/2013

Evento conta com mais de 100 artistas de onze companhias teatrais da América Latina e Brasil


VIII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO no Brasil (ITI- Brasil), terá como eixo a relação entre o teatro e os temas sociais.

De 16 a 21 de abril, mais de 100 artistas de onze companhias teatrais da América Latina e Brasil se apresentarão no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. A abertura desta 8ª. edição da Mostra estará a cargo dos equatorianos do El Muégano Teatro com seu Karaokê, uma alegoria de uma cidade-estado desenhada sob os critérios da diversão, adequação e competição selvagem. Durante a semana também poderão ser vistos os cubanos do Argos Teatro que trazem o submundo de Havana com a peça Talco – Un drama de tocador, e os peruanos do Centro de Experimentación Escénica – CEXES, descendentes do Grupo Yuyachkani, com o espetáculo Halcon de Oro- Q´orihuama.

Entre os brasileiros, o grupo Nós do Morro do Rio de Janeiro vem com Bandeira de Retalhos, que trata da resistência da comunidade do Morro do Vidigal à tentativa do governo de expulsar a população área e o Grupo de Teatro Invertido de Belo Horizonte estará na Mostra 2013 com o recém estreado Os ancestrais, escrito e dirigido por Grace Passô.

A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo tem convidado desde 2006 espetáculos inéditos e companhias geralmente desconhecidas do público de São Paulo, com um recorte específico da produção em grupo, voltada à pesquisa teatral e ao debate do teatro com a sociedade. Nesta versão serão seis dias de intensas atividades com peças, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros sobre gestão teatral e reflexão crítica.

A Mostra é formativa para os artistas e para o público geral, uma vez que todos os convidados permanecem durante uma semana em São Paulo, para a troca de experiências e os espectadores têm acesso livre a todas as atrações.

ATIVIDADES PARALELAS

Entre as atividades paralelas da VIII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo está o encontro do ITI – Instituto Internacional de Teatro da UNESCO, com a presença do Secretário Geral Tobias Biancone, que vem de Paris coordenar as reuniões com os ITIs das Américas. Canadá, Estados Unidos, México, Cuba, República Dominicana, Costa Rica, Jamaica, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Brasil debaterão os rumos do teatro no continente e a possibilidade do Brasil sediar o 34º. Congresso Mundial do ITI em 2014.

As demonstrações dos processos criativos acontecerão nas tardes dos dias seguintes às apresentações dos grupos, nas quais as companhias exibirão técnicas, exercícios teatrais e cenas/canções de outros de seus trabalhos.

Como apoio à formação de público para o teatro e aprimoramento dos artistas convidados, a Mostra publica, durante o encontro, o jornal “O Latino-Americano”, que além de artigos, entrevistas e reportagens, conta com a colaboração de quatro críticos: dois latino-americanos e dois brasileiros, de modo que cada espetáculo será analisado em duas visões e em duas línguas.

O Espaço da Mostra exibe uma exposição de fotos, material gráfico, de imprensa e vídeos das edições anteriores, além de uma banca com diversas publicações teatrais do Brasil e América Latina.

Para mais infomações, acesse: http://www.mostralatinoamericana.com.br/

Fonte:EVCOM