Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ SOBRE_VOO em cartaz na Vila Fo...

SOBRE_VOO em cartaz na Vila Formosa

Publicada em : 22/03/2013

O solo tem como ponto de partida o livro Terra dos Homens, mas também lança um olhar para as obras Um Sentido para a Vida e Cartas a Sua Mãe, todas do autor francês



Com uma temática filosófica, Weber Fonseca em SOBRE_VOO veste a pele de um homem, que observa a Terra do alto de um avião na época da 2ª Guerra Mundial. De lá, ele conta memórias e reflexões que buscam um significado para compreender o modo de vida dos habitantes da terra. "O objetivo da peça é apresentar ao público os valores existenciais e humanistas contidos nas obras de Exupéry, que viu de perto todas as atrocidades da guerra lá de cima, de seu de avião", conta Fonseca.

Sozinho no palco, Weber que além de atuar também assina a dramaturgia do espetáculo, optou por não ter um diretor. “Faço parte da Cia Les Commediens Tropicales, grupo paulista de teatro, que sempre realiza uma direção coletiva nas montagens. Então, resolvi seguir a mesma linha de trabalho”, enfatiza. Apesar de a montagem ser um monólogo, o ator conta com algumas gravações em off. São leituras de cartas, uma da esposa de Exupéry, gravada por Andréa Chakur e outras da mãe do autor francês, lidas pela mãe de Weber, Maria Teresa Anselmo Fonseca.

Lâmpadas espalhadas pelo chão
Em SOBRE_VOO, cenário, figurino, trilha sonora e o jogo de luzes são elementos que contribuem para manter firme a atenção dos espectadores. Uma bicicleta fixa simboliza um avião e graças ao dínamo, quando ele pedala uma luz frontal ganha força. Dois refletores nas laterais do palco, quando acessos, estampam a sombra da bicicleta nas paredes e uma corrente de lâmpadas espalhada no chão, cria efeitos visuais na peça. Quando brancas ou azuis lembram uma pista de pouso e decolagem e, quando vermelhas, enchem de dramatismo ao monólogo.

Recheada de músicas francesas, a trilha conta com a canção inédita La chanson des mots perdus, de Cyva (Quarteto em Cy) e Aloísio Neiva, gravada por Andréa Chakur e Marcos Romera. Já o figurino é inspirado em antigos aviadores com jaqueta de couro e calça cargo.

Para Roteiro:
SOBRE_VOO – Estreia dia 15 de março, sexta-feira, às 20 horas, no Teatro Zanoni Ferrite. Concepção e Atuação – Weber Fonseca. Olhar Externo – Michele Navarro. Design de Luz – Ricardo Portari. Trilha Sonora – Weber Fonseca, Atakk Produções e Doctor Audio Studio. Pesquisa Musical – Fátima Serafim e Kleber Fonseca. Assessoria de Imagem – Mônica Zaher. Cenografia – Marcos Spetic, Caco Zavaglia e Weber Fonseca. Projeto Gráfico – RIMA Design. Fotos – Fábio Magdalena Miceli e Kris Tavares. Produção – Minha Preta Teresa. Assistentes de Produção – André Vernieri, Conceição Nascimento e Nara Marques. Duração – 80 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Temporada – Sexta-feira a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas. Ingressos – R$ 10,00 e R$ 5,00 (pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública de ensino, estudantes e classe artística com comprovante). Até 21 de abril. (Dia 16 de março, sábado, não haverá espetáculo).

TEATRO ZANONI FERRITE – Avenida Renata, 136 – Vila Formosa. Telefone 2216-1520. Bilheteria – Abre uma hora antes do início de cada apresentação. Capacidade – 204 lugares. Acesso para deficientes físicos.

Fonte:Weber Fonseca