Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Crônicas de Cavaleiros e Dragõ...

Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos

Publicada em : 20/03/2013

Trata-se de grande produção, com 9 atores, dragões que sobrevoam a plateia e soltam fumaça


Pela primeira vez, Tatiana Belinky, troféu Juca Pato 2012, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas, tem um livro adaptado para o teatro. Para comemorar o aniversário da autora que completa 94 anos, Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos estreia no Teatro do SESI-SP dia 20 de março, quarta-feira, às 21 horas, com direção de Kleber Montanheiro.

A saga do herói Siegfried e suas conquistas de dragões, tesouros e amores é uma das mais marcantes fábulas medievais do mundo. Trata-se da famosa epopeia germânica, escrita por volta do século 13 e ambientada em meados do século 4 d.C. O mito nórdico - que originou histórias como O Senhor dos Anéis - também inspirou Tatiana Belinky na obra A Saga de Siegfried – O Tesouro dos Nibelungos, escrito em 1993 e que agora é adaptado para o teatro por Paulo Rogério Lopes.

No elenco estão os atores Ricardo Gelli, Natalia Quadros, Rogério Brito, Luiza Torres, Adriano Merlini, Niveo Diegues, Joaz Campos, Daniela Flor, Bruna Longo. Cenário e figurino são de Carlos Colabone, iluminação de Kleber Montanheiro, trilha sonora de Aline Meyer, criação e confecção de bonecos de Márcio Pontes e direção de manipulação de bonecos de Henrique Sitchin. Idealização, pesquisa e produção de Deborah Corrêa e Elder Fraga.

Nascida na Rússia, em São Petersburgo, no dia 18 de março de 1919, Tatiana Belinky chegou ao Brasil aos 10 anos de idade. Recebeu a cidadania brasileira e está radicada em São Paulo há mais de oitenta anos.  Em toda sua longa e frutífera carreira, a autora - que atuou a partir de 1972 como crítica de literatura infanto-juvenil e de teatro - tem mais de 250 livros publicados entre textos próprios, adaptações e traduções de clássicos, histórias do folclore brasileiro, textos para dramaturgia e limeriques (poemas curtos, de cinco versos, geralmente sobre coisas ou situações engraçadas). 

Sinopse
Inquieto com a vida pacata da corte, o príncipe Siegfried viaja pelo mundo em busca de aventura e conquistas. Na trajetória para se tornar herói, o jovem nobre ganha um anel do anão ferreiro, recompensa recebida por ter matado o dragão. Ao perceber que o monstro não escondia o Tesouro dos Nibelungos, o anão lança uma maldição sobre Siegfried.

A partir de então, o príncipe envolve-se em aventuras fantásticas: doma cavalos selvagens, quebra o feitiço de uma princesa adormecida, elimina o dragão guardião do Tesouro dos Nibelungos, desperta a fúria de vilões e vence batalhas para conquistar sua amada.

Dragões e criaturas fantásticas
São três bonecos em cena. O primeiro é um dragão da floresta, que solta “fumaça”, de asas curtas e corpo mais pesado (com 5,5 metros de comprimento e 35 quilos). O segundo é um dragão da montanha, com asas mais longas e um corpo sinuoso (com 7 metros de comprimento e 20 quilos). E o terceiro é o cavalo (3 metros de comprimento e 2 de altura, com aproximadamente 20 quilos), um corcel indomável, em que Siegfried cavalga.

FICHA TÉCNICA
Autora: Tatiana Belinky. Ideia e Pesquisa: Deborah Corrêa e Elder Fraga. Adaptação: Paulo Rogério Lopes. Direção: Kleber Montanheiro. Direção de Manipulação: Henrique Sitchin. Elenco: Ricardo Gelli, Natalia Quadros, Adriano Merlini, Luiza Torres, Rogério Brito, Niveo Diegues, Joaz Campos, Daniela Flor, Bruna Longo. Cenário e Figurino: Carlos Colabone. Iluminação: Kleber Montanheiro. Trilha Sonora original: Aline Meyer. Criação e confecção dos bonecos: Marcio Pontes. Assistência de Direção: Heloisa Maria. Fotos: Vivian Fernandez. Preparação corporal e lutas: Daniela Flor e Bruna Longo. Design Gráfico: Ainda Cassiano. Direção de Produção: Deborah Corrêa e Elder Fraga. Realização: SESI-SP e D&E Produções Artísticas.

SERVIÇO
Espetáculo Crônicas de Cavaleiros e Dragões – O Tesouro dos Nibelungos. Teatro do SESI-SP (av. Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp). Estreia para convidados: 18 de março, às 21h Temporada: de 20 de março a 30 de junho. Datas e horários: às quartas, às 21h; aos sábados e domingos, às 16h. Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439. Capacidade: 456 lugares. Gênero: Drama. Duração: 75 minutos. Classificação indicativa: 12 anos. Informações: (11) 3146-7405.
Entrada franca - a distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do evento. Podem ser retirados até dois ingressos por pessoa. Horário de funcionamento da bilheteria em março: de quarta a sábado, das 13h às 21h; e aos domingos, das 13h às 20h. Horário de funcionamento da bilheteria a partir de abril: de quarta a sábado, das 13h às 21h; e aos domingos, das 11h às 20h.

Fonte:Arteplural Comunicação