Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Operilda na Orquestra Amazônic...

Operilda na Orquestra Amazônica

Publicada em : 19/03/2013

ndréa Bassit resgata a memória da música erudita brasileira de forma lúdica e bem humorada com elementos que ilustram a natureza e história do Brasil



A peça inédita foi criada a partir da pesquisa da autora e atriz Andréa Bassitt, sobre o surgimento e trajetória da música brasileira erudita. Operilda conta a história da música brasileira erudita, escrita em um livro mágico que ganhou de sua tia Opereta. Com uma atuação dinâmica e bem humorada, a personagem interage com uma camerata de 6 músicos eruditos durante todo o espetáculo, que tem encenação com elementos que ilustram a natureza e história do Brasil.

Além de apresentar compositores importantes da música erudita brasileira - Alberto Nepomuceno, Villa-Lobos e Guerra-Peixe, entre outros -, o texto ressalta a influência dos europeus, índios, escravos africanos, mulatos, do folclore, da música popular, da fauna e da flora brasileiras sobre nossa música. No repertório, Ô Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga; O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos e O Guarani, de Carlos Gomes, entre outras. O título do espetáculo, inspirado na obra de Villa-Lobos A Floresta do Amazonas, mistura erudito e popular, bem ao estilo brasileiro, num trocadilho de Orquestra com Floresta e Sinfônica com Amazônica.  Operilda na Orquestra Amazônica tem direção de Regina Galdino.

A personagem Operilda já é conhecida do público infantil. Criada e interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt, Operilda foi a personagem protagonista da série de concertos didáticos Aprendiz de Maestro - na Sala São Paulo, de 2006 a 2011.

Durante a temporada será feita uma abertura, um pequeno número de cortina, diferente a cada apresentação, com a participação do pianista e maestro Leandro Oliveira e Operilda onde serão explorados temas da música brasileira abordados no texto.

SERVIÇO
Operilda na Orquestra Amazônica
Data: 14 de abril a 28 de julho
Horário: Domingos, às 11hs.
Classificação: recomendado para crianças a partir de 5 anos.
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Sé - São Paulo
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$3,00 (meia entrada)
Capacidade: 125 lugares
Mais informações: 3113-3651/3652

Fonte:Editor