Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Atividades gratuitas no Metrô ...

Atividades gratuitas no Metrô de São Paulo

Publicada em : 18/02/2013


Na próxima terça-feira (19), às 13h, a Estação Paraíso recebe a Cia do Mar para uma oficina de técnicas de dobradura, que irá ensinar os usuários a construir pavões de origami.

Quinta-feira (21), às 17h, a Estação Corinthians Itaquera apresenta o Circo Y Artes, espetáculo do Palhaço Eleno que interage com o público e cria “seu” circo imaginário dentro de uma mágica mala velha, símbolo do palhaço itinerante de rua.

Fechando a semana com chave de ouro, no sábado (23), às 16h, a Estação Paraíso apresenta espetáculo de dança cigana com a Prof. Tânia Costa Manso. Serão apresentados estilos de vários lugares do mundo como Hungria, Romênia e Rússia.

Além das atividades, os usuários podem enviar até 28 de fevereiro, cartões postais gratuitamente para qualquer lugar do Brasil na estação Paraíso, de segunda a sexta das 11h às 20h e sábado das 13h às 15h.

O Projeto Encontros, gerido pela Cinemagia – Agência Cultural em parceria com o Metrô de São Paulo e os Correios, está em vigor desde 2010 e tem agradado muito os usuários. Veja abaixo a programação completa da próxima semana (18/02 a 23/02) e divirta-se!


Segunda-feira 18/02/2013

13h – ENCONTROS DE ARTES CÊNICAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contação de histórias que utiliza livros da literatura infantil como objeto cênico durante a narração. Sonorização ao vivo com instrumentos de percussão. Com Cia do Mar.

17h – ENCONTROS DE MÚSICA

A CASA DE FARINHA DE GONZAGÃO
Encenação de “causos” extraídos das canções de Luiz Gonzaga. Os sons da labuta, raspando mandioca, mexendo a farinha etc, servirão como arranjo para as músicas, acompanhamento de uma banda típica composta por sanfona, zabumba e triângulo. Cia. Teatro da Investigação.

19h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
VIVI VIRAVENTO

A partir das anotações feitas em seu inseparável diário, Vivi encontra pistas e vive grandes aventuras em busca de Viravento, um lugar secreto e mágico. Direção: Alê Abreu | Livre | 11 min.

UMA CASA MUITO ENGRAÇADA
O poema nos fala de uma casa que não tem teto, não tem nada. Mas há outra que tem isso tudo e muito mais. Inspirado no poema “A Casa” de Vinicius de Moraes.

Direção: Toshie Nishio | Livre | 3 min.



ESTAÇÃO CORINTHIANS-ITAQUERA

13h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM

MEUS AMIGOS CHINESES
Apaixonado por futebol e por sua coleção de selos, um menino observa o escaninho de correspondência de seus vizinhos, dois chineses. Eles se tornam amigos, até que, um dia, o edifício onde moram é cercado pela polícia.
Direção: Sergio Sbragia | RJ | 2006 |15 min. | Livre

19h – ENCONTROS DE ARTES CÊNICAS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contação de histórias que utiliza livros da literatura infantil como objeto cênico durante a narração. Sonorização ao vivo com instrumentos de percussão. Cia do Mar.



ESTAÇÃO PARAÍSO

Terça-feira, 19/02/2013

13h – ENCONTROS DE OFICINAS CULTURAIS

ORIGAMI E DOBRADURA
Oficina de técnicas de dobradura que irá construir pavões de origami. Cia do Mar


17h – ENCONTROS DE DANÇA

CHÁ- CHÁ CHÁ
Apresentação chá-chá-chá, uma dança latino-americana originária de Cuba considerada uma variação do mambo. Com a Prof. Zélia


19H – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM

EU QUERIA SER UM MONSTRO
Cotidiano de uma criança com bronquite.
Direção: Marão| Livre | 8 min.


LEVE VOO

A história de um pintinho rejeitado por dois pássaros devido a sua incapacidade de voar. Ele supera o preconceito graças a uma surpresa do acaso. Direção: Natália Cristine Alencar de Freitas | Livre | 4 min | Animação



ESTAÇÃO CORINTHIANS-ITAQUERA

13h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
NA PISTA DO APITO
Felipe vive um dia de aventuras na cidade grande em busca de um amolador para afiar a tesoura de sua mãe. Na procura, ele conhece o engraxate Beto e a menina Leila; juntos, os três superam obstáculos e fazem importantes descobertas. Direção: de Daniel Chaia | SP | 2008 | 13 min. | Livre


15h-18h – ENCONTROS CRIATIVOS

FESTIVAL DE IDEIAS
Por meio da plataforma web e reuniões presenciais, o FdI se consolidada como uma rede de aprimoramento de ideias. Neste evento, os usuários poderão participar do Festival, inédito no Projeto Encontros, trazendo e compartilhando novas ideias.


19h – ENCONTROS DE DANÇA

PERFORMANCE EMILLY NAOI
Espetáculo solo encenado  e interpretada por Emilly Naoi. A performance de dança contemporânea incorpora o desassossego noturno ao som de MPB, envolvendo o público em um clima melancólico e cheio de lirismo.


ESTAÇÃO PARAÍSO

Quarta-feira, 20/02/2013

13h – ENCONTROS DE CIRCO

CIRCO Y ARTES
Espetáculo do Palhaço Eleno que interage com o público e cria “seu” circo imaginário dentro de uma mágica mala velha, símbolo do palhaço itinerante de rua.


17h – ENCONTROS DE SARAU

350 ANOS
A Ciabatta traz ao Projeto Encontros uma homenagem aos 350 anos dos Correios através de um espetáculo poético musical onde o tema central é a carta através dos tempos, do Egito aos dias de hoje. Com Ciabatta.


19h – ENCONTROS DE OFICINAS CULTURAIS

BRASILEIROS NO MERCADO DE ANIMAÇÃO
Oficina ensina técnicas de desenhos utilizadas por artistas consagrados do mercado de animação brasileiro. Com Cia de Arte.



ESTAÇÃO CORINTHIANS-ITAQUERA

13h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
O HOMEM QUE BOTA OVO
Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos e aceita a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver. Direção: Rafael Conde | MG | 2006 | 13 min | Livre.

19h – ENCONTROS DE DANÇA

FESTIVAL DE DANÇA E GINASTICA RITMICA
As crianças poderão experimentar vários estilos de dança e ginástica rítmica. A proposta desta aula é estimular todas a abandonarem o sedentarismo por meio de atividades físicas estimulantes e empolgantes, como a dança. Com Escola de Dança ENDKA (Keila Afonso).


ESTAÇÃO PARAÍSO

Quinta-feira, 21/02/2013

13h – ENCONTROS DE OFICINAS CULTURAIS

CARTÕES POSTAIS
Em homenagem aos 350 anos dos Correios, os Ciclistas Bonequeiros realizarão uma oficina de personalização de cartões postais. As pessoas poderão personalizar seus postais da forma e tema que quiserem.

17h – ENCONTROS DE DANÇA

SAUDADES
Com coreografias de danças contemporâneas e clássicas, o espetáculo reproduz a saudade por meio de movimentos corporais. Com  Mayka Barros - Studio e Cia Developpé de Dança


19h – ENCONTROS DE CURTAS

DOCE TURMINHA E A BOLA COR DE CHICLETE
Juju e sua bola cor de chiclete, um pacote com muitos chicletes de várias cores e uma bola de chiclete da cor da bola da Juju. Essa confusão vai parar no brejo!
Direção: Eduardo Drachinski | Livre | 1min.


VOANDO COM PIPO

Lá no céu há uma cidade feita de nuvens, onde tudo é feito de nuvens. Pipo é um garoto que, junto com seus amigos, brinca por entre as nuvens, descobrindo e aprendendo sobre o mundo em que vive. Direção: Michel Leandro Borges dos Santos  | Livre | 5 min.


ESTAÇÃO CORINTHIANS-ITAQUERA

13h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
O SAPO
Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso.
Direção: Adolfo Sarkis | RJ | 2006 | 17 min | Livre

19h – ENCONTROS DE CIRCO

CIRCO Y ARTES
Espetáculo do Palhaço Eleno que interage com o público e cria “seu” circo imaginário dentro de uma mágica mala velha, símbolo do palhaço itinerante de rua.


ESTAÇÃO PARAÍSO

Sexta-feira, 22/02/2013

13h – ENCONTROS DE CIRCO
PALHAÇO JOINHA
Apresentação de equilibrismo em monociclo pelo o palhaço Joinha que, com graça e irreverência, diverte o público. Curadoria Camilo Torres – ABRACIRCO.

17h – ENCONTROS DE MÚSICA
MARCEL ZIUL
Por influência dos grandes mestres do blues e do rock que aprendeu a admirar ao longo de uma década vivida nos EUA, o artista vem se consagrando na cena musical paulista interpretando composições próprias.

19h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
A GARRAFA DO DIABO
Três crianças brincam de esconde-esconde em uma floresta. O castigo para o perdedor será ir até a casa de um velho doido que, reza a lenda, tem um diabo preso na garrafa.
Direção: Fernando Coimbra | SP | 2009 | 15 min | Livre


ESTAÇÃO CORINTHHIANS-ITAQUERA

13h – ENCONTROS DE CURTA-METRAGEM
TRATADO DE LILIGRAFIA
Os pais de Lili vão viajar e ela tem de ficar com o avô. Para distrair a neta, ele cria um jogo inspirado no mundo de Mario Quintana. Os dois começam o jogo mas o avô passa mal e Lili, então, assume o comando da brincadeira.
Direção: Frederico Pinto | RS | 2008 |14 min | Livre


19h – ENCONTROS DE MÚSICA
AREIA MOVEDIÇA
Enquanto os amigos jogavam bola, Eduardo Luz e Elias Rodriguez passavam boa parte dos seus dias fazendo música. Em 2010, a dupla criou o Areia Movediça. O show traz o pop dançante e momentos acústicos de Beatles a Legião Urbana.


ESTAÇÃO PARAÍSO

Sábado, 23/02/2013

13h-16h – ENCONTROS CRIATIVOS
FESTIVAL DE IDEIAS
Por meio da plataforma web e reuniões presenciais, o FdI se consolidada como uma rede de aprimoramento de ideias. Neste evento, os usuários poderão participar do Festival, inédito no Projeto Encontros, trazendo e compartilhando novas ideias.

16h – ENCONTROS DE DANÇA
DANÇA CIGANA
A dança cigana, por sua música e cultura, contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois como dizem os ciganos “Não há idade para ser feliz”. Serão apresentados os estilos de vários lugares do mundo como Hungria, Romênia e Rússia. Com a Prof. Tânia Costa Manso.

Fonte:Ana Carolina de Freitas - Assessoria Márcia Stival