Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Rodas, Cangas e Pincéis

Rodas, Cangas e Pincéis

Publicada em : 22/01/2013

Reserva Cultural apresenta a exposição de Nato L., artista plástico fascinado por carros de boi desde a infância


Em comemoração ao aniversário de São Paulo, o cinema Reserva Cultural abre no dia 25 de janeiro, sexta-feira, a exposição “Rodas, Cangas e Pincéis – a história do carro de boi”, de Nato L.. A mostra, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até 28 de fevereiro, exibe 10 obras, em óleo sobre tela, que retratam o grande fascínio do artista plástico: os carros de boi.

Seu belo trabalho com a luz e o uso reincidente dos tons terra, por vezes lembrando o Impressionismo (movimento artístico marcado pelo uso da cor e movimento), deram origem a paisagens fantásticas, no clima do Brasil colonial, ao mesmo tempo nostálgico e sombrio.

Além de pintar carros de boi, Nato possui uma coleção de mais de vinte deles – todos eles garimpados pessoalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins e no interior de São Paulo. Na exposição, ele apresenta pequenas peças de sua coleção.

“Sempre desenhei e hoje pinto minhas telas com todo o meu sentimento, para exprimir o que julgo realmente importante. Para essas coisas que estão presentes nos meus carros de boi e nas paisagens onde eles surgem, não tenho palavras – mas tenho necessidade de compartilhar”, diz o artista.

Sobre Nato L. - Artista plástico autodidata, Nato pinta desde 1986. Publicitário, fotógrafo e designer gráfico, é apaixonado por carros de boi desde seus sete anos de idade, quando ganhou de seu avô João uma miniatura de carro de boi, feita em ferro. O brinquedo, preservado até hoje, causou-lhe tamanha admiração que desde então não parou mais de desenhar versões do meio de transporte de tração animal utilizado no Brasil desde os tempos da colonização. Nato também queria conhecer de perto o objeto central de seus desenhos e telas. Viajou Brasil afora para saber tudo sobre eles com os carreiros e artesãos, com as pessoas que vivem em regiões distantes, onde carro de boi ainda é usado intensamente.

Próximas exposições do artista:
- Galeria de Paris – Conexion D´Art Mondial – França (Março 2013)
- Galeria Boener – Alemanha (agosto 2013)

Serviço
Exposição “Rodas, Cangas e Pincéis - a história do carro de boi”, de Nato L.
Local: Reserva Cultural – Endereço: Av. Paulista, 900 – Térreo Baixo
Data: 25 de janeiro a 28 de fevereiro – Horário: domingo a sexta, das 10h às 22h, e sábado, das 10h à meia noite
Informações: (11) 3287-3529 – Site: www.reservacultural.com.br
Estacionamento: Mega Parking – Al. Campinas, 300 (esquina com a Av. Paulista) - R$ 7,00 por 3 horas / Gazeta Multipark – R. São Carlos do Pinhal, 303 (no subsolo do cinema) - R$ 15,00 por 3 horas
Entrada gratuita e acesso a deficientes físicos

Fonte:Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins