Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Correios em festa

Correios em festa

Publicada em : 21/01/2013

Parceria entre Cinemagia – Agência Cultural e o Metrô de São Paulo reverencia a empresa de serviços postais do Brasil


Em comemoração aos 350 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Projeto Encontros, gerido pela Cinemagia – Agência Cultural, inaugura dia 24 de janeiro, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo, a exposição “Correios – 350 Anos”. Até dia 28 de fevereiro, os usuários e visitantes poderão conhecer mais sobre a trajetória e funcionamento de uma das empresas mais importantes do país, que se mescla à própria história do Brasil.

A exposição vai além da empresa e mostra a necessidade de comunicação da humanidade. A partir daí nasce a relação dos serviços prestados pelos Correios com pessoas e empresas. No fundo, muito mais do que enviar encomendas, telegramas ou cartas, o principal objetivo da empresa é aproximar as pessoas!

Atualmente, os Correios têm números impressionantes, como o de 36 milhões de cartas e encomendas entregues por dia. São 120 mil empregados e uma frota de 20 mil veículos, entre motos, carros, vans e caminhões. Os Correios estão presentes em todos os 5.565 municípios do Brasil. 

Para entender como é feita toda essa logística de recebimento e distribuição e o quão fundamental foi e é o papel dos Correios desde seu surgimento, estarão disponíveis nas estações painéis com fotos, informações, curiosidades e interatividade.

EXPOSIÇÃO NAS ESTAÇÕES
Na Estação Paraíso estarão dispostos painéis com a linha do tempo da história dos Correios; um fluxograma do trajeto e etapas que percorre uma carta até Londres, por exemplo; dados numéricos da empresa e muito mais.

A interatividade chega em forma de presente da Cinemagia, Correios e Metrô aos visitantes, que poderão enviar gratuitamente cartões postais para qualquer lugar do Brasil de dentro da estação. Nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro, também haverá oficina de customização de cartões postais: artistas e desenhistas estarão no local das 13h às 14h30 orientando os próprios usuários a customizar e personalizar os seus postais, afinal, uma imagem diz mais que mil palavras! Na área do palco, nos períodos em que o mesmo não estiver sendo utilizado para shows, as pessoas serão incentivadas a usufruir do espaço com boa leitura. Livros relacionados ao universo postal e de trocas de correspondência, por exemplo, ficarão à disposição de quem quiser fazer uma pausa na viagem e adquirir mais conhecimento e cultura.

Na Linha 3-Vermelha, a Estação Corinthians-Itaquera também receberá murais informativos e interação com os usuários. A partir do dia 25/01 até 28/02 (de segunda à sexta), haverá um monitor exclusivamente para escrever para aqueles que por qualquer razão, não possam redigir as próprias palavras. A exemplo da personagem Dora (Fernanda Montenegro), do filme “Central do Brasil”, um escrevente ficará das 15h às 19hs atendendo gratuitamente a população que também quiser enviar seus cartões postais, como na estação Paraíso.

SERVIÇO
De 25 de janeiro a 28 de fevereiro, durante os horários de abertura do metrô, nas estações Paraíso, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Gratuito.

Fonte:Assessoria Márcia Stival