Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Máquina de Dar Certo

Máquina de Dar Certo

Publicada em : 21/11/2012


O trabalho trata de um experimento em que um grupo de pessoas responde a uma série de estímulos de luz e som para a espetacularização do condicionamento humano.

Como nos experimentos da caixa de Skinner - inspiração central do espetáculo -, os 10 atores, em cena a todo momento, são constantemente testados: têm que executar as tarefas e coreografias determinadas pelo comando.

Os personagens foram criados a partir do idiota que existe dentro cada um. Essa exploração interior e a ideia de reconhecimento serviram como ponto de partida para a pesquisa. Aprisionados e constantemente vigiados, eles se submetem ao experimento, mas não sabem sequer quem é o comandante. A voz que os comanda vem de um lugar que nenhum deles alcança, é inatingível.

O condicionamento, a adequação às regras e a possibilidade de pertencimento são temas centrais do espetáculo. Com suas idiotices, os personagens tentam executar os comandos, com o intuito de se adequarem, de serem reconhecidos, aceitos, de darem certo de alguma forma.

Máquina de Dar Certo reestreia depois de cumprir sua primeira temporada, no Espaço dos Parlapatões, entre março e junho de 2012. E segunda temporada em setembro e outubro no TUSP.  O espetáculo é resultado de um ano e quatro meses de pesquisas e ensaios da Cia. Bruta de Arte. Na elaboração do trabalho, o grupo buscou, além das referências científicas de Frederick Skinner, outros estímulos artísticos na música, dança, artes plásticas, teatro e cinema: as pinturas do artista plástico Jean Rustin, o espetáculo “Kontakhof”, de Pina Baush, alguns trabalhos do coreógrafo Jêrome Bell, “A Classe Morta”, de Tadeus Kantor, e o filme “Os Idiotas”, de Lars Von Trier.

SERVIÇO
Temporada de 23 de novembro a 16 de dezembro de 2012. Sextas e Sábados, 21h e Domingos às 19h.
Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295. até 198 lugares. Telefone: 3864-4513.
Ingressos: R$ 10 (R$5,00 meia). Na bilheteria do teatro e site Ingresso Rápido
Classificação etária: Livre.
www.ciabrutadearte.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=VD-sKJ-fiGM
http://www.youtube.com/watch?v=2H0qLjxOJxk

FICHA TÉCNICA
Direção: Roberto Audio
Atores: Ana Lúcia Felippe, Angela Ribeiro, Dagoberto Macedo, Marba Goicochea, Paulo Maeda,  Ricardo Socalschi, Taiguara Chagas, Teka Romualdo, Thammy Alonso e Wanderley Salgado.
Assistente de Direção: Paulo Maeda
Iluminação: Paulo Maeda e Mário Spatziani
Direção de movimento: Fabiano Benigno
Trilha Sonora: Cia. Bruta de Arte, Thammy Alonso e Diego Rodda
Música Original: Helder da Rocha
Figurinos: Angela Ribeiro e Melissa Campagnolli
Cenotécnico: Gerson Menon
Colaboração: Dani Biu (workshop de máscara expressiva), Luís Mário Vicente (workshop de Interpretação), Manuela Ramalho (estudo de roteiro)
Fotos: Adriane Lopes e Giorgio Onofrio
Operador de Som: Diogo Moura
Operador de Luz: Mário Spatziani e Aline Mattos
Projeto Gráfico: Angela Ribeiro
Produção: Cia. Bruta de Arte

Fonte:Paulo Maeda