Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Presépios: no museu como em ca...

Presépios: no museu como em casa

Publicada em : 19/11/2012

O pré-requisito para a escolha dos participantes foi que tivessem o hábito de montar o presépio ou que tivessem uma história de convivência com ele


O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, faz um tributo às festas de fim de ano com a exposição Presépios: no museu como em casa, na qual o curador Cesar Giobbi convida um grupo de 11 pessoas, entre arquitetos, colecionadores, designers de interiores, empresários e artistas, a exibirem montagens de cenas relacionadas ao Natal, de acordo com suas respectivas visões criativas.

O convite para a curadoria da exposição foi prontamente aceito por Cesar, devido à sua forte ligação com o tema, que nele despertam memórias da infância e de rituais familiares da época de festas, algo com que muitos podem facilmente se identificar. “O presépio faz parte de minhas lembranças mais antigas e afetivas”, conta.

O pré-requisito para a escolha dos participantes foi que tivessem o hábito de montar o presépio ou que tivessem uma história de convivência com ele. A principal intenção da mostra é reproduzir no MAS/SP – uma instituição cultural pública – pequenos ambientes privados de ritual de fé e tradição.

Participam da exposição Toninho Mariutti, Ozley José Viaro, Jorge Silva e Paulo Mortari, colecionadores e aficionados do assunto, os artistas Paulo von Poser e Vic Meirelles, os arquitetos e decoradores Beatriz Pimenta Camargo, Jorge Elias e José Antonio de Castro Bernardes, e o designer José Marton, que aceitou o desafio de criar um presépio no jardim. O arquiteto Felippe Crescenti, além de participante, é o cenógrafo da mostra.

Presépios: no museu como em casa combina presépios de coleções particulares com peças cedidas pelo rico acervo do museu, como uma mesa do século XVII, uma imagem de Nossa Senhora do século XVIII e uma de Nossa Senhora de Rosário do mesmo século, um presépio de origem equatoriana do século XVII e um da Ilha da Madeira do século XVIII, por exemplo. A montagem se apresenta com uma dimensão e um jeito familiar de contar a cena do nascimento de Jesus.

Serviço
Exposição Presépios: no museu como em casa – Beatriz Pimenta Camargo, Felippe Crescenti, Jorge Elias, Jorge Silva, José Antonio de Castro Bernardes, José Marton, Ozley, Paulo Mortari, Paulo von Poser, Toninho Mariutti e Vic Meirelles
Curadoria  Cesar Giobbi
Abertura  27 de novembro de 2012 – quarta-feira – às 19h
Período  28 de novembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013
Local   Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário  terça a sexta das 10h às 18h, sábado e domingo das 10h às 20h
Ingresso  R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras 11
Dimensões  variadas

Fonte:Balady Comunicação