Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Disney Killer

Disney Killer

Publicada em : 13/11/2012

Peça reinaugura a sala Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo


O ambiente é soturno, repleto de escombros. Ali moram os gêmeos Presley e Haley Stray (Darson e Juliana), sobrevivendo à base de chocolates e comprimidos para dormir, debatendo-se em pesadelos nos quais transbordam violência e luxúria. A frágil estabilidade da casa é rompida pela chegada do demoníaco Cosmo Disney (Dan), protegido por seu capanga mascarado Pitchfork Cavalier (Tigano) – e, dali em diante, os gêmeos embarcam num “trem fantasma” de medo, choques táticos e, finalmente a emersão dos desejos soterrados.

Disney Killer, um jogo fantasmagórico, com lances de surrealismo, é a peça mais bem sucedida do celebrado dramaturgo e cineasta britânico Philip Ridley. E também a estreia oficial de um texto do autor no Brasil. Traduzida, produzida e dirigida por Darson Ribeiro, medo e luta pela sobrevivência são a regra. “Ridley usa seus ricos recursos dramáticos diretamente contra todos os nossos medos coletivos, atingindo até os mais inconscientes da lista”, afirma Darson Ribeiro.

O contraponto do externo versus interno, e a conjunção de beleza e náusea são as chaves para se acompanhar o texto de Ridley – “altamente tóxico”, define Darson. A beleza física do vilão, o nightclub entertainer vivido por Dan Nakagawa (“tem o rosto perfeito como o de um astro de Hollywood: bronzeado, dentes branquinhos, olhos resplandecentes, cabelos brilhantes...”) contrasta com suas atitudes (come insetos para sobreviver, porque acredita que todos necessitam de uma dose diária de desgraça). “O texto é poderosamente obscuro, e avança por choque após choque”, prossegue o diretor e ator, natural de Cornélio Procópio, formado pela primeira turma de Artes Cênicas da PUC/Teatro Guaira.

A trilha foi especialmente composta por Dráuzio, da Banda GoodChild de Curitiba. A cenografia é do argentino Claudio Hanczyc, do Teatro Colon, a Luz pelo premiado Guilherme Bonfanti, e os Figurinos por Cássio Brasil.

“O homem dos nossos dias abriga conflitos ainda mais intensos - e devastadores - ou mais fecundos, que os de todas as outras épocas. O homem atual está ainda mais só e dilacerado. Há uma busca desesperada - mas persistente - de novos valores. Uma busca que vai além dos sistemas. Esse homem tenta, cada vez mais, contar consigo mesmo, seu cérebro, seus sentidos, suas mãos, seus meios. Daí o encontro com os seus sentimentos trágicos, matrizes do medo.  Nesse ponto, não há saída: o homem mergulha em si, tentando se livrar das armadilhas de seu próprio medo, lutando pela lucidez.

Meu objetivo maior é evidenciar a essência humana através do medo que é tão bem apresentado por Ridley. O medo de se perder, de ficar só, de não se apaixonar, de mentir e de ser enganado; o medo do passado e do futuro; o medo da morte, ou simplesmente o medo de viver. Ou de parar de viver.”

Serviço
Centro Cultural São Paulo / Sala Ademar Guerra - 80 lugares
Rua Vergueiro, 1000 (11) 3397-4001/4002
Até 23/12/2012 - de quinta a sábado, 21h e domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (vinte reais) (a bilheteria será aberta uma hora antes do início do espetáculo)
Duração: 1h40 sem intervalo – 16 Anos

Ficha Técnica:
Texto Philip Ridley
Tradução Darson Ribeiro
Elenco Darson Ribeiro, Juliana Calderón, Alexandre Tigano e Dan Nakagawa
Assistência de Direção1 Mirtes Mesquita
Assistente de Direção2 Luccas Papp
Cenografia Claudio Hanczyc (Teatro Colon de Buenos Aires)
• Mobiliário Saccaro e Tecidos ENTREPOSTO
Light Designer Guilherme Bonfanti
Figurino Cássio Brasil
• Tecidos JRJ Costumes MR TIE e Camisas DUDALINA
Trilha especialmente composta Dráuzio – Banda GOODCHILD (Curitiba-PR)
Preparação Corporal Gustavo Torres
Programação Visual André Moia
Fotografia Eliana Souza /Chico Nogueira
Escultor de Insetos Carving Studio/Chef Charlie
Operador de som Luana Parola
Operadora e Montadora de Luz Valéria Lovato
Contrarregra Renato Morinto
Bilheteria Thiago Malícia
Insetos Instituto Butantan SP
Transportadora Oficial e Armazenamento Método Logística
PATROCÍNIO
EASYNVEST www.easynvest.com.br
Realização DR DARSON RIBEIRO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA

Fonte:Darson Ribeiro