Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Swing latino

Swing latino

Publicada em : 18/10/2012

Formado por ex-integrantes do grupo Orishas, o Cuban Beats All Stars faz show dia 25 de outubro na Choperia do Sesc Pompeia


O trabalho do DJ Tillo e do músico Vladimir Nuñez é marcado por uma diversidade de ritmos e harmonias que transcende as barreiras cubanas e se estende por toda a América Latina. Após se apresentar em incontáveis turnês com o aclamado grupo Orishas, a dupla apresenta agora seu novo projeto, Cuban Beats All Stars.

Iniciado pelo percussionista Vladimir Nuñez e o produtor musical DJ Tillo, o projeto Cuban Beats All Stars promove no palco um encontro entre a tradição e contemporaneidade da música na América Latina. Os artistas testam os limites da música afrocubana nos tempos modernos criando uma atmosfera dançante e envolvente que condensa percussão, sonoridades tribais e técnicas eletrônicas.

Frente ao desejo dos integrantes de investir em suas carreiras solo e explorar novas possibilidades, o Orishas se desfez em 2010 e, no mesmo ano, Vladimir Nuñez e DJ Tillo articularam suas experiências musicais na criação do Cuban Beats All Stars.

A dupla buscou uma nova sonoridade em ritmos cubanos tradicionais, sem abrir mão da música eletrônica vanguardista que por tanto tempo caracterizou as produções do Orishas. Acolhendo o clássico e o moderno de forma inédita, o projeto tem sido celebrado por diferentes plateias ao redor e procura, a cada apresentação, dividir com o público sua sonoridade latino-americana.

Remontando às origens da dupla, Tillo e Vladimir remixam e recriam clássicos da discografia dos Orishas, banda que os uniu em meados de 1999 em Havana, Cuba. Inicialmente conhecido pelo nome Amenaza, o Orishas foi um dos maiores expoentes do rap latino-americano. Com letras poderosas e ácidas, que delatam a violência e a desigualdade social na capital cubana, o grupo logo se destacou em sua pátria e não tardou a obter êxito também no exterior, tornando-se um sucesso de público e crítica, principalmente no cenário europeu, em países como Espanha, França e Portugal.

Em sua terra natal, o papel dos jovens músicos foi ainda mais notório: em 1999, Fidel Castro promoveu uma festa na qual evidenciou sua simpatia pelo grupo, que, assim, se tornou o primeiro conjunto de hip hop apoiado pelo governo cubano – fato que abriu caminho para um diálogo mais respeitoso entre o poder e os grupos que representam as minorias na ilha. O Orishas deixou para trás uma curta, porém memorável discografia, composta pelos álbuns A Lo Cubano (2000), Emigrante (2002), El Kilo (2005) e Cosita Buena (2008).

SERVIÇO:
SESC Pompeiaapresenta Cuban Beats All Stars
Dia 25 de outubro de 2012, quinta, às 21h30, na Choperia.
Classificação indicativa: Proibido para menores de 18 anos.
Ingressos: de R$ 5,00 a R$ 20,00
Duração: 90 minutos
Lotação: 800 pessoas
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (Ingressos à venda a partir das 14h do dia 28 de setembro pela rede ingressoSESC em todas as unidades)
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Fonte:Arteplural Comunicação