Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 5º Fórum Nacional de Museus

5º Fórum Nacional de Museus

Publicada em : 16/10/2012

Estão abertas as inscrições até 9 de novembro


Estão abertas as inscrições para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Interessados em participar podem se inscrever, até 9 de novembro, na página do FNM.

Estão previstos 8 minicursos, 8 painéis e 3 conferências, além de apresentação dos trabalhos inscritos para as comunicações coordenadas (espaço de intercâmbio de pesquisadores com apresentação de trabalhos inscritos), do encontro dos Pontos de Memória e de programação cultural com exposição e apresentações musicais.

O escritor francês Hugues de Varine apresentará a conferência do último dia (23) sobre os 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, tema do Fórum este ano.

Também serão realizadas reuniões temáticas com Grupos de Trabalho (GTs) para discutir questões que fazem parte da Política Nacional de Museus (PNM). Os GTs buscarão consolidar e fortalecer uma agenda de debate em forma de rede entre os profissionais do setor. A plenária final dos grupos de trabalho encerrará o 5º FNM.

Como programação paralela, serão realizadas reuniões de professores de museologia, dos Sistemas e Redes Estaduais de Museus, do Conselho Internacional de Museus (Icom) e da Rede de Educadores em Museus (REM). Também haverá uma tarde livre para visitação aos museus de Petrópolis.

Para os painéis, as conferências e as comunicações coordenadas basta fazer a inscrição no Fórum, pois estas são as atividades abertas a todos os participantes inscritos.

Como os minicursos e os grupos de trabalho possuem vagas limitadas, também é exigida uma inscrição prévia específica para eles. Cada participante só poderá escolher um minicurso e um GT.

A inscrição no 5º FNM é gratuita, sendo apenas necessário entregar, no credenciamento, 1kg de alimento não perecível.

Eleição para o CNPC
Durante o 5º Fórum Nacional de Museus será realizada a eleição para escolha do representante da sociedade civil da área de museus que ira compor o plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

O CNPC é o órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC) que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com o propósito de promover a articulação e o debate do governo e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional. Saiba mais sobre o CNPC.

Fonte:Assessoria de Comunicação do Ibram