Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ BNegão & Seletores de Frequênc...

BNegão & Seletores de Frequência na Choperia do SESC Pompeia

Publicada em : 10/10/2012

Composto por onze faixas, o disco segue o conceito de Música Negra Universal, defendido há anos pelo grupo


Na integração dos ritmos brasileiros, africanos e jamaicanos reside o conceito de música negra universal, cuja aplicação resulta em vigorosas e imprevisíveis experiências sonoras. Em defesa dessa fusão, o quinteto carioca BNegão& Seletores de Frequência retorna, oito anos após o lançamento de seu elogiado disco de estreia, Enxugando o Gelo, e apresenta na Choperia do SESC Pompeia, dia 18 de outubro, quinta-feira, às 21h30, seu enérgico lançamento, Sintoniza Lá.

Perseguindo a sonoridade eclética e eletrizante que permeia sua extensiva carreira desde os tempos de colégio, onde fundou sua primeira banda, a Perfeição Nenhuma Small Band e Engenharia de Som Ltda, o vocalista BNegão, porta-voz do grupo, que é também integrado pelos músicos Pedro Selector (Trompete, Voz e Guitarra), Fabio Kalunga (Baixo), Fabiano Moreno (Guitarra, Cavaquinho e Voz) e Robson Riva (Bateria e Voz), produziu por conta própria o novo CD, que conta com 11 faixas.

O longo processo criativo, da composição aos arranjos, se desenrolou em conjunto com os demais membros da banda, concebendo ao registro um intrínseco caráter colaborativo, que comunga da unidade de ritmos promovida pelas canções. As raízes e influências do projeto remontam à trajetória de seu fundador, que, ao longo de mais de duas décadas, vem consolidando-se como um nome referencial na cena carioca. 

Nos primeiros anos da década de 90, tocou com a banda Missed in Action e, paralelamente, fundou e liderou o grupo The Funk Funkers, que com um som impactante e reflexivo chamou atenção no meio alternativo, chegando a lotar o Circo Voador em seu show de estreia.

Entretanto, foi com o grupo de rap Planet Hemp que ele obteve notoriedade nacional. A partir de 1993, BNegão se apresentava junto a Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, Bacalhau e Formigão – formação original da banda – com grande freqüência, mas foi somente em 1994, após o falecimento do rapper Skunk, que o músico deixou o Missed in Actione assumiu o microfone do Planet Hemp.

Entre 1994 e 2000, a banda lançou os três álbuns de estúdio de sua acalmada discografia, Usuário (1995), Os Cães Ladram mas a Caravana não Para (1997) e A Invasão do Sagaz Homem Fumaça (2000). No ano seguinte, o artista deixou o grupo a fim de começar seu projeto atual, BNegão& Seletores de Frequência, marcado por gêneros mais dançantes como o dub e funk.

Adotando os conceitos de Copyleft e CreativeCommons, a banda disponibilizou gratuitamente para download, em seu site oficial,o elogiado primeiro álbum, Enxugando o Gelo, de 2003 – atitude que se repetiu em 2012 com o lançamento de Sintoniza Lá.

Os oito anos que separam os dois discos foram preenchidos com uma série de bem-sucedidas apresentações em importantes casas de shows ao redor do globo, como La Paloma e Sala Apolo, ambas em Barcelona, e o cultuado Marquee Clue londrino.A trupe foi também recebida em respeitados festivais internacionais, entre os quais se destacam o Roskilde (Dinamarca), OlinkanFest (México) e Cultura Quente (Espanha).

Recentemente,BNegão homenageou o cantor e compositor olindense Chico Science no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 12 de agosto, elevando, assim, a expressão internacional de seu projeto a um novo patamar e difundindo seu maior anseio como artista: a integração harmônica das mais diversas culturas. 

SERVIÇO:
SESC Pompeia apresenta BNegão & Seletores de Frequência
Dia 18 de outubro de 2012, quinta-feira, às 21h30, na Choperia.
Classificação indicativa: Proibido para menores de 18 anos.
Ingressos: de R$ 4,00 a R$ 16,00
Duração: 90 minutos
Lotação: 800 pessoas
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (Ingressos à venda a partir das 14h do dia 28 de setembro pela rede ingressoSESC em todas as unidades)
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Fonte:Arteplural Comunicação