Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Um novo olhar para São Paulo

Um novo olhar para São Paulo

Publicada em : 05/10/2012

Artista sugere outras leituras dos pontos mais conhecidos da cidade


Com a proposta de oferecer ao cidadão – paulistano ou não – a possibilidade de lançar novos olhares para velhos cartões-postais de São Paulo, Silvio Dworecki apresenta LIGAR DES LUGAR. O projeto, um misto de exposição fotográfica e intervenção urbana, ocupará ruas e praças da cidade entre os dias 20 de outubro e 4 de novembro de 2012.

Artista visual e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Dworecki saiu às ruas para fotografar dez pontos conhecidos da capital paulista. Então, criou grandes painéis (1,10 x 2,20m) para expor estas imagens, frente e verso, em cada um destes pontos retratados da cidade. 

Quem estiver caminhando pela Av. Paulista, por exemplo, encontrará um totem na altura do Parque Trianon. De um lado do painel, está a fotografia do MASP, do outro, a do Trianon. Vê-se o museu e sua imagem, o parque e sua imagem. “É o real na foto e na foto, o real. Ver duas vezes a mesma paisagem causa um estranhamento, que aguça a atenção dos que passam por ali” explica o artista.

E é este o objetivo de LIGAR DES LUGAR, chamar a atenção da população para perceber sua própria cidade e treinar o olhar do passante para que ele possa ver melhor aquilo que já conhece há muito tempo e, quem sabe, até enxergar o que nunca viu antes. “Esta pausa para observar, se contrapõe à desatenção que desenvolvemos com a pressa própria das metrópoles e a velocidade que adquirimos com as mídias eletrônicas”, acrescenta.

Mas LIGAR DES LUGAR também está conectado com as novas tecnologias e redes sociais. Todos os painéis trazem o endereço do projeto no Facebook(facebook.com/ligardeslugar) e um QR Code. A ideia é promover interação, é fazer com que o público tire fotos em frente aos painéis ou retrate a paisagem com esta interferência e poste o conteúdo na fan page da mostra despertando o interesse em quem está distante destes cartões postais e na rede que vai se formar a partir desta interferência na paisagem. Já o QR Code trará textos e fotos do evento e poderá ser acessado por celulares com Internet.

Além da Avenida Paulista, entre o MASP e Trianon, os totens serão instalados nos seguintes locais: 

* Praça Buenos Aires, com faces para a Praça Buenos Aires e Avenida Angélica;
* Praça Marechal Cordeiro de Farias (ou Praça dos Arcos, no final das Avenidas Paulista e Angélica), com faces para o Pico do Jaraguá e Avenida Paulista;
* Estádio do Pacaembu, com faces para o Estádio e Avenida Pacaembu;
* Praça do Patriarca, com faces para a Praça do Patriarca e Theatro Municipal de São Paulo;
* Praça Ramos de Azevedo, com faces para o Vale do Anhangabaú e Theatro Municipal de São Paulo e o edifício da antiga loja Mappin (atual Casas Bahia);
* Praça da República, com faces para a Praça da República e edifício da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (antiga Escola Caetano de Campos);
* Praça da Sé, com faces para a Praça e Catedral da Sé.

Dois outros totens terão os endereços revelados apenas dias antes da abertura da mostra.

LIGAR DES LUGAR – de Silvio Dworecki
Abertura: 20 de outubro, das 11h às 14h, na Praça Buenos Aires
Período de exposição: 20 de outubro a 4 de novembro de 2012
Local: dez pontos, em praças e ruas de São Paulo
Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011

Fonte:Sofia Carvalhosa Comunicação