Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Kika se apresenta no Sesc Pomp...

Kika se apresenta no Sesc Pompeia

Publicada em : 25/09/2012

No repertório, releitura de Jorge Ben Jor, Novos Baianos e João Gilberto e canções inéditas do disco


“O chão em cada pé e a cabeça no espaço sonhando”. É o verso de Pulso, composição da cantora paulista Kika Carvalho, que melhor define seu trabalho musical. A cantora apresenta seu disco de estreia de sua carreira solo em apresentação no dia 2 de outubro, terça-feira, às 21 horas, na Choperia do SESC Pompeia, abrindo a programação de outubro do Prata da Casa, projeto criado paraapontar os novos talentos e tendências da cena musical brasileira. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.

No repertório estão as composições inéditas de Pra Viagem, além de arranjos e versões de nomes consagrados da música brasileira, como Jorge Ben Jor, Novos Baianos e João Gilberto. Gravado em um processo colaborativo ao lado de músicos, técnicos e produtores musicais, Pra Viagem é o primeiro disco da cantora paulista Kikae condensa toda a poesia e desenvoltura da compositora com a expansão sonora das bandas de apoio. Gravado no Estúdio Traquitana, o disco teve quatro de suas oito faixas produzidas por Décio7, responsável pelos efeitos e produção do disco de Bixiga70.

O disco passou pelas mãos de diversos instrumentistas e produtores do meio musical recebendo, também, a produção de Victor Rice no Estúdio Copame a colaboração online de diversos músicos que, recebendo os pré-projetos das faixas, inseriram arranjos de baixo, violoncelo, escaleta e teclado de seus home studios. Ao todo, entre as diversas “bandas” que colaboraram nas gravações, estão os músicos Anelis Assumpção, Bruno Buarque, Daniel Gralha, Denis Duarte, Giba Alves, Douglas Antunes, Kiko Dinucci, DustanGallas, Lu Horta, Mauricio Fleury, Renato Gama, Ticklah, Tiago Saraiva, entre outros.

A pluralidade sonora não se restringe aos músicos. Durante as oito faixas, Kika desfila sua personalidade leve e intimista, desenvolvida a partir de referências que vão de Beatles e Tropicália a música jamaicana, em composições próprias e de terceiros – como a canção Sai da Frente, de Leandro Bonfim. Também instrumentista, Kika canta, toca violão, guitarra, teclado, kazoo e metalofone, reunindo, em uma obra própria, sua experiência anterior de outros grupos e projetos musicais.

A trajetória de Kika iniciou-se com a descoberta de sua voz no Coral da USP, onde conheceu Carmina Juarez e, por seu intermédio, o produtor musical Fernando Faro, criador do antológico programa Ensaio, da TV Cultura. Desde então a cantora e instrumentista tem integrado a formação de diversas bandas e projetos musicais, como a Banda Argamassa – ao lado de Décio7 –, a banda As Posers, o grupo vocal Trilha, o projeto Kid Morengueira, e as apresentações da cantora Helô Ribeiro e de Ritamaria, além de ter contribuído com composições para Bixiga 70, vocais para o disco de Pipo Pegoraroe criado a trilha sonora do espetáculo A Viagem de UltraVioleta, do núcleo Vendaval de Teatro.

Já em 2009, Kika experimentava a fórmula do que viria a ser seu trabalho solo, em seu projeto Miudezas e Afins, em que interpreta composições de Danilo Monteiro sob uma ótica intimista, de valorização da letra e música das canções, do equilíbrio e leveza das harmonias e dos silêncios. O lançamento solo Pra Viagem é fruto da experiência da cantora em diversos empreendimentos musicais e de sua vontade natural de criação e experimentação.

Sob a curadoria do crítico musical Alexandre Matias, responsável por selecionar os participantes em parceria com a equipe de programação do SESC Pompeia, o Prata da Casa tem a proposta de revelar novos talentos. Para isso, oferece condições profissionais (é um dos palcos mais disputados de São Paulo, equipado com som e iluminação) para artistas e bandas iniciantes que estão trabalhando o primeiro CD/DVD ou que ainda não lançaram discos. Trata-se de uma base de lançamento musical ao vivo e uma oportunidade de conhecer em primeira mão a nova safra da música brasileira.

Para roteiro:
PRATA DA CASA – Dia 02 de outubro – KIKA (SP).Músicos – Kika (guitarra e voz), Victor Rice (baixo), Loco Sosa (bateria), Guilherme Held (guitarra), Fernando TRZ (teclado), Décio7 (MPC e efeitos), Cuca Ferreira (sax barítono e flauta) e Doug Bone (trombone). Terça-feira, às 21 horas, na Choperia do SESC Pompeia. Curadoria – Alexandre Matias. Capacidade – 800 lugares. Censura – Não recomendado para menores de 12 anos. Ingressos – Grátis. Retirar os ingressos na bilheteria com 1h de antecedência. Duração – 90 minutos.

Dia 9 de outubro – ONAGRA CLAUDIQUE (SP) – Músicos – Roger Valença (voz e violão), Diego Scalada (voz e violão), Renato Spinosa (voz e piano), Tiago Bertolin (contrabaixo), Ladislau Kardos (bateria).

Dia 16 de outubro – ME & THE PLANT (RJ) – Músicos – Vitor Patalano (voz, guitarra e violão), Rocco Bid (bateria), Beto Montag (vibrafone), Rodrigo Fonseca (baixo), Arthur Joly (programação e efeitos), Missionário José (teclado).

Dia 23 de outubro – TIBERIO AZUL (PE) – Músicos – Tibério Azul (voz e violão), Yuri Queiroga (guitarra), Márcio Silva (bateria) e Areia (baixo acústico).

Dia 30 de outubro – ICONILI (MG) – Músicos – André Orandi (órgão e sax), Henrique Staino (sax tenor), Lucas Freitas (sax barítono), Victor Magalhães (trompete e baixo), Rafael Orlandi Mandacaru (guitarra e theremin), Gustaco Cunha (guitarra), William Rosa (baixo), Wesley Cançado (bateria), Pedro de Filippis (percussões), Rafa Nunes (percussões), Nara Torres (percussões).

SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não temos estacionamento. Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades doSESC).
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Fonte:Arteplural Comunicação