Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ 41º Festival Internacional de ...

41º Festival Internacional de Danças Folclóricas

Publicada em : 21/09/2012

Grupos participam do Festival na Sociedade Japonesa Bunkyo


O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanzfreunde e o Grupo de Danças folclóricas Alemãs de alunos, ambos do Colégio Benjamin Constant, com apoio da Associação Escolar Benjamin Constant, mantenedora do colégio, participarão do 41º Festival Internacional de Danças Folclóricas, nos próximo dia 23 de setembro, no Grande Auditório da Sociedade Japonesa Bunkyo.

O Grupo de Danças dos alunos do Colégio Benjamin Constant é composto por 110 integrantes (entre 6 e 15 anos), e o Tanzfreunde é formado por pais e avós de alunos, professores, funcionários e ex alunos. Esse curso é oferecido gratuitamente, e inclui dança e sapateado alemão

Composto por 32 dançarinos, o grupo Tanzfreunde, como também o dos alunos têm como objetivo preservar a memória alemã, compromisso adotado pelo Colégio desde a sua fundação em 1901, foi criado em 1999 e, tem a preocupação em cultivar e manter a tradição, onde a dança tinha como finalidade unir as pessoas, mantendo ritmo, passos e técnicas, sempre respeitando seus limites físicos. Pessoas de 6 a 74 anos participam dos grupos, cada um com o seu tempo e ritmo, porém mantendo as figuras da dança.

Os grupos se apresentam em vários lugares, como escolas, clubes, hospitais, instituições de rede públicas e privadas, sempre com alegria. Todo o ano viaja ao Sul do país, mostrando principalmente para os jovens a cultura, pois o folclore é mantido por várias gerações, conservando crenças, valores e tradições de um povo. Este ano o grupo fez uma turnê de 22 dias para a Áustria e Alemanha, mostrando o belo folclore que aprenderam com seus antepassados.

O evento, organizado pela Comissão de Música e Dança Folclórica da Comunidade Japonesa, realiza-se desde 1972, e apresentará 35 grupos folclóricos, representando 22 povos, e certamente será um evento multicultural, que constitui-se num momento de confraternização entre os povos e os grupos envolvidos com a preservação de suas raízes culturais.

Serviço:
Dia 23 – domingo - O grupo infantil se apresentará às 15h e o Grupo Tanzfreunde às 17h.
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – São Paulo

Fonte:Emissor Comunicação