Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ “GONZAGÃO, 100 ANOS\"

“GONZAGÃO, 100 ANOS"

Publicada em : 13/09/2012

Shows acontecem de 12 de outubro a 03 de novembro no Boulevard São João


Como parte das comemorações do centenário de Luiz Gonzaga, o Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo apresenta a série “GONZAGÃO, 100 ANOS”. Depois da estreia em Brasília, em junho deste ano, o projeto de 4 shows ao ar livre chega agora em São Paulo, de 12 de outubro a 03 de novembro, no Boulevard São João.

Com direção musical de Daniel Gonzaga (filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão), foram criados quatro espetáculos musicais inéditos, com um vasto repertório do cantor, instrumentista e compositor, marco da música brasileira que encantou o mundo com o seu baião.

Luiz Gonzaga é um ícone que representa a alma do povo brasileiro e que, em suas músicas, canta seu dia-a-dia, a seca, a fome, a cultura do nordeste. Em 2012, estaria completando 100 anos de vida. O momento é, portanto, mais que oportuno para homenagear aquele que melhor traduziu em canções, as dores e alegrias de seu povo e de sua terra e que encantou o Brasil e o mundo com seu canto e sua sanfona. Ele foi um dos pioneiros da música popular brasileira a assumir a “nordestinidade” representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. O grande Rei do Baião.

A programação de GONZAGÃO, 100 ANOS abrange shows únicos e gratuitos ao ar livre, no Boulevard São João, sempre às 16h. Para a abertura do dia 12 de outubro, haverá a apresentação de Moraes Moreira, Carlos Malta e Pife Muderno.

Na sequência, no dia 20 de outubro, sobem ao palco Otto, Casuarina e Bebê Kramer; dia 27 de outubro é a vez de Chico César, Lucyane do Clã e Quinteto da Paraíba; e para encerrar, no dia 3 de novembro, haverá a homenagem dos herdeiros de Gonzagão e Gonzaguinha: Daniel Gonzaga e As Chicas, composta por Amora Pera, filha de Gonzaguinha e neta de Gonzagão, Isadora Medella e Paula Leal.

O projeto faz parte de um grande pacote de homenagens, capitaneado pela Sarau Agência de Cultura Brasileira, da produtora Andréa Alves, que além da série de shows, nos CCBBs de Brasília e, agora, em São Paulo, também realizará a montagem de um musical no teatro, com texto e direção de João Falcão, cuja estreia está prevista para outubro, no Rio de Janeiro.

Programação Gonzagão 100 anos em São Paulo:

Dia 12/10 - sexta-feira
“Sertão de cores e amores”: Com Moraes Moreira (violão e voz), Carlos Malta (flauta) e Pife Muderno – Andréa Ernest Dias (flauta), Oscar Bolão (caixa e pratos), Bernardo Aguiar (pandeiro), João Hermeto (percussão)

Dia 20/10 - sábado
“A Volta da Asa Branca”: Com Otto (voz), Bebe Kramer (acordeon) e Casuarina – Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais)

Dia 27/10 - sábado
“Só Deixo o Meu Cariri...”: Com Chico César (voz, violão), Lucyane do Clã (acordeon) e Quinteto da Paraíba – Yerko Tabilo (violino), André Araújo (violino), Ronedilk Dantas (viola), Caio Diniz (violoncelo), Xisto Medeiros (contrabaixo).

Dia 3/11 – sábado
“A Hora do Adeus”: Com Daniel Gonzaga (violão e voz) e As Chicas – Amora Pêra (voz), Isadora Medella (voz), Paula Leal (voz), Christiano Galvão (bateria), Marcos André (Baixo) e Rafael Elias (sanfona)

Ficha Técnica:
Idealização e Coordenação Geral: Andrea Alves
Diretor Musical: Daniel Gonzaga
Produção Artística: Rodrigo Rezende
Produção Executiva: Vivi Borges
Realização: Sarau Agência de Cultura Brasileira

Serviço:
Espetáculo: “GONZAGÃO, CEM ANOS”
Horário: 16h
Local: Boulevard São João - Avenida São João, 300 - Sé / República - São Paulo
Site: www.bb.com.br/cultura
Ingresso: gratuito
Duração: 1h
Classificação: Livre

Fonte:Cinnamon Comunicação