Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Mauá está em festa!

Mauá está em festa!

Publicada em : 25/08/2012

A cantora Graça Braga é uma das atrações especiais da festa


Mauá realiza a tradicional Festa dos Povos, já em sua quarta edição, nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de Setembro de 2012 no Paço Municipal, com entrada franca à população.

A Festa dos Povos valoriza a diversidade cultural brasileira representada nas diversas colônias, a fim de apoiar e estimular os gêneros e etnias da cidade, por meio dos migrantes e imigrantes que aqui chegaram.

Esse festejo integra Associações e Entidades Filantrópicas das classes em minoria, além dos moradores que celebram com seus familiares.

A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer disponibiliza as comunidades, um espaço (barracas) identificado com a cultura de um local do Brasil ou do mundo, escolhida pela Instituição participante. Ela definirá as ações informativas e manifestações artísticas para assim, exercer seu trabalho social à cidade.

Uns dos pontos mais fortes da festa são: Os Estados e países representados com suas delícias gastronômicas. O evento é marcado pela demonstração das fortes tradições e costumes de cada local.

Tudo isso sem esquecer, as diversas atrações culturais e o fundo social de cada participante dos seus gêneros e etnias.

O objetivo é celebrar as diversas manifestações artísticas culturais através do envolvimento comunitário que para este ano é esperado um público de 20 mil pessoas, que durante os três dias da festa, poderão se confraternizar pelas barracas de comidas típicas, de artesanato, shows musicais, danças, exposições temáticas num ambiente propício para reunir as famílias.

O evento, que faz parte do calendário dos festejos da cidade, destaca-se pela diversidade cultural e gastronômica, trazendo um cardápio variado, contemplando diversos gostos, classes e faixas etárias. Mauá foi construída por famílias originárias de vários países diferentes, que com o crescimento e progresso da cidade acabaram por se dispersar. Este é um momento de nos reencontrarmos e mostrarmos para população as peculiaridades das diferentes culturas.

No sábado dia 01, haverá o Encontro de Violeiros. Dentre a programação estão: Graça Braga, oferecida pela Assessoria de Cultura de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura (na sexta-feira, dia 31/08/2012, às 21h), Julinho e Janel (no sábado, dia 01/09/2012, às 21h) e Bicho de Pé (no domingo, dia 02/09/2012, às 21h), trabalhos das entidades, associações e comunidades convidadas, alunos das Oficinas Culturais de Mauá, além da amostragem das diferentes culturas dos Gêneros e Etnias da região. Com entrada e estacionamento gratuitos à população.

A Festa dos Povos foi realizada pela primeira vez em 2009. A organização é da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura. Mauá tem hoje uma população formada por mais de 450 mil habitantes, nas suas maiorias migrantes, que conservam culturalmente o gosto pelos festejos populares.

Fonte:Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer