Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Lenine no Sesc Pompeia

Lenine no Sesc Pompeia

Publicada em : 08/08/2012

Após lotar todos os teatros por onde passou no Brasil, América do Sul e Europa, turnê Chão inicia nova fase em São Paulo


Isso é só o começo - canção que abre e fecha o novo show de Lenine, Chão, dá o tom à nova fase da turnê. Desde março deste ano, o espetáculo foi visto em mais de 20 cidades brasileiras, passando também por Chile, Argentina e Uruguai. Em junho, foi a vez do lançamento europeu, com apresentações em Paris, Toulouse, Milão e Vienne. De volta ao Brasil, Chão chega novamente a São Paulo, agora para uma temporada de seis shows no SESC Pompeia nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de agosto, às 21h, no Teatro.

Com direção musical do próprio Lenine, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, o show tem em cena os três num espaço repleto de instrumentos e equipamentos eletrônicos responsáveis por reproduzir os ruídos orgânicos que permeiam nove das dez faixas do disco, como Chão (Lenine / Lula Queiroga), Envergo Mas Não Quebro e Isso é Só o Começo (Lenine/Carlos Rennó).

Juntos, Lenine, Bruno e JR Tostoi ainda têm a incumbência de transpor os sucessos do compositor – indispensáveis – para essa nova atmosfera. Jack Soul Brasileiro, Leão do Norte (Lenine/Paulo César Pinheiro) e Paciência (Lenine/Dudu Falcão) são alguns deles.

Paulo Pederneiras, diretor de arte do espetáculo, criou um cenário em tons vermelhos, que ocupa apenas o chão da caixa cênica, em contraste com o entorno totalmente negro. Três lâmpadas simples, uma sobre cada um dos músicos, compõem a cena. À equipe de Paulo somam-se Fernando Maculan e Gabriel Pederneiras.

Para Lenine, levar Chão ao palco é mais do que simplesmente tocar as canções do álbum. A ideia é ambientar o espaço com os sons como o canto do canário belga Frederico VI, o ruído ensurdecedor das cigarras no verão da Urca, a agonia da derrubada de uma árvore por uma motosserra, entre outros.

Chão, produzido e tocado por Bruno Giorgi, JR Tostoi e por Lenine, é o décimo álbum de carreira do cantor e compositor. Numa evidente opção estética – instigada pelo canto de um pássaro, que invadiu a gravação de uma das faixas - o trabalho revela-se “eletrônico, orgânico e concreto”, com dez músicas inéditas, imersas na delicada intimidade de ruídos sem edição.

“No início, havia apenas a palavra e meu principal significado de chão: tudo aquilo que me sustenta. Chão, quase onomatopeia do andar - que soa nasal, reverbera no corpo todo. É pessoal, passional e intransferível” – conta Lenine, explicando como surgiu a inspiração para o nome do disco e, consequentemente, da turnê.

Mais informações: www.lenine.com.br

SERVIÇO:
LENINE se apresenta no SESC Pompeia:
Dias 10, 11 e 12 de agosto de 2012, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h no Teatro.
Classificação indicativa:Não recomendado para menores de 12 anos.
Ingressos: de R$ 8,00 a R$ 32,00 (a venda de ingressos será realizada a partir do dia 25 de julho, às 14h, pela Rede IngressoSESC).
Duração: 90 minutos
Lotação: 776 pessoas
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades doSESC).
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop

Fonte:Arteplural Comunicação