Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Rabbit

Rabbit

Publicada em : 08/08/2012

Companhia Delas faz a primeira montagem no Brasil da autora revelação da dramaturgia britânica Nina Raine


A premiada Companhia Delas (APCA 2011 por Histórias por Telefone) apresenta seu novo espetáculo, Rabbit, com estreia no dia 10 de agosto, sexta-feira, no Teatro Eva Herz (dia 9 para convidados), e temporada até 28 de setembro. Rabbit é o primeiro texto da jovem e promissora autora inglesa Nina Raine. 

A história se passa em uma única noite, na festa de aniversário de 29 anos da ácida protagonista Bella. Enquanto amigos e antigos namorados se encontram para comemorar, o pai de Bella está morrendo com câncer, num hospital. Com diálogos inteligentes, mordazes e ação bem estruturada, Rabbit coloca em cena disputas e ressentimentos, e à medida que a noite avança, o brilho de uma geração, que tem numa ideia difusa de liberdade o seu principal valor, revela o seu avesso sombrio.

Assim que leram o texto, as atrizes da Companhia Delas perceberam que a peça de Nina falava de situações e personagens próximos a elas. “Dá para dizer que é uma peça de geração, que trata de um momento de crise. Tem a ver com esses jovens adultos, com dificuldades de crescer e amadurecer”, afirma Julia Ianina, 29 anos.

O diretor Eric Lenate acredita que se trata de uma geração “com uma imensa força motriz, cheia de grandes ideias, mas com uma estranha propensão a se mostrar paralisada”. Diz ele: “Nossa proposta é levar ao palco esses personagens com toda alegria, irresponsabilidade, melancolia e culpa que podem carregar”.

Para as atrizes da Companhia Delas, Rabbit explora a experiência e o significado emocional de se tornar adulto nos anos 2000. “Nina escreve sobre essa geração. Tem um humor ácido e, ao mesmo tempo, agressivo. Os personagens revelam fragilidades, inseguranças e a incapacidade de sair do lugar, e como cada um lida com essa realidade”, fala a atriz Paula Weinfeld.

Uma curiosidade na montagem de Rabbit é o elenco contar com duas atrizes que se revezam no papel da protagonista a cada apresentação – Julia Ianina e Paula Weinfeld.

Para roteiro
RABBIT. Autora: Nina Raine. Direção: Eric Lenate. Tradução: Ricardo Estevam. Elenco: Companhia Delas de Teatro (Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno e Paula Weinfeld). Atores convidados: Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam. Direção de Arte e Figurinos: Mira Haar. Concepção Cenográfica: Eric Lenate. Iluminação: Wagner Freire. Trilha Sonora Original: DJ Guab. Design Gráfico: Lilian Citron. Produção: Companhia Delas de Teatro.
Estreia dia 10 de agosto, sexta-feira, às 21 horas. Temporada: quintas e sextas, às 21h. Até 28 de setembro, Classificação: 14 anos. Duração: 110 minutos. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Teatro Eva Herz - Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo-SP. www.ingresso.com. No dia 7 de setembro (feriado) a peça será às 18h.

Fonte:Arteplural Comunicação