Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Festival de Cinema Francês

Festival de Cinema Francês

Publicada em : 07/08/2012

O evento exibirá o que há de melhor na cinematografia francesa recente


Sucesso em 2011 com mais de 45 mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor do cinema da França da atualidade em mais uma edição nacional, de 15 a 23 de agosto. Em 2012 o evento cresceu e chegará a 32 cidades brasileiras – um crescimento de mais de 30% em relação ao ano passado – que poderão assistir às exibições de filmes franceses inéditos no Brasil, em mais de 45 salas de cinema. A programação será simultânea e conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao thriller. No Rio de Janeiro, sede do Festival Varilux, e em São Paulo, além dos filmes haverá encontros entre artistas convidados e o público.

Na abertura em todas essas cidades será exibido o premiado “Intocáveis” (Intouchables), de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi o fenômeno absoluto de bilheteria na França em 2011, um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas.

Nomes importantes estarão presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aclamada pelo seu trabalho no longa “Caramelo”, a diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki vem ao país para divulgar o seu novo filme, “E agora, aonde vamos?”. Além de Nadine, as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de "Uma garrafa no mar de Gaza", Isabelle Candelier, de “Adeus Berthe o enterro da vovó”, e Astrid Bergès- Frisbey, protagonista de "A filha do Pai". Moussa Touré, diretor senegalês de "O barco da esperança" (La Pirogue), Thierry Binistri diretor de “Uma garrafa no mar de Gaza”, Jean-Pierre Denis, diretor de “Aqui embaixo”, e Khaled Mouzanar, compositor da trilha sonora de “E Agora, Aonde Vamos?”, também estão confirmados.

Durante o evento será realizada no Rio a primeira "Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual" – “A Dramaturgia na Ficção Televisiva”, em parceria com Riofilme, a ABPI-TV e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Com foco no desenvolvimento de roteiros para séries de TV e longas-metragens, o curso contará com importantes nomes do mercado audiovisual francês, como François Sauvagnargues (especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz) e os roteiristas François Uzan, Pascale Rey e Marie du Roy.

Entre outros importantes títulos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como "Adeus Berthe - o enterro da vovó" (Adieu Berthe ou l'enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; "Aliyah" (Alyah), de Elie Wajeman; "O Barco da Esperança" (La Pirogue), de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como "E agora, aonde vamos?" (Et maintenant on va ou ?), de Nadine Labaki ; "Uma garrafa no mar de Gaza" (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; "Um evento feliz" (Un heureux événement), de Remy Bezançon ; "A Filha do Pai" (La fille du puisatier), de Daniel Auteuil ; "Paris-Manhattan", de Sophie Lellouche ; "A arte de amar" (L'art d'aimer), de Emmanuel Mouret ; "Polissia" (Polisse), de Maiwenn ; "Titeuf", de Zep ; "My Way, O Mito Além da Música" (Cloclo), de Florent Emilio Siri ; "A Vida Vai Melhorar" (Une Vie Meilleure), de Cédric Kahn ; e "O Monge" (Le Moine), de Dominik Moll.

Com um formato pioneiro, o evento é o primeiro festival digital nacional e acontecerá simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Maceió, Maringá, Natal, Nova Friburgo, Palmas, Porto Alegre, Recife, Resende, São Luís, Santa Maria, Santos, Salvador, Sorocaba, Teresópolis, Tubarão e Vitória.

A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site www.variluxcinefrances.com

PARCEIROS DO FESTIVAL
Patrocínio
Essilor-Varilux - Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Allianz Seguros - Ministério da Cultura
GEFCO – Ministério da Cultura

Copatrocínio: Aliança Francesa – RioFilme – L'Oréal – Sofitel – Air France

Realização: Bonfilm

Apoio Cultural: O Estado de São Paulo – Peugeot – Tivoli – Câmara de Comércio França Brasil – Auwe – Air Star

Parceiros Oficina de Roteiros: RioFilme – ABPI TV – Brazilian Producers TV – CEEA

Promoção: Bravo! - Le Monde Diplomatique – Revista Piauí – Telecine – Eurochannel - Clube do Assinante O Globo – Fnac – Adoro Cinema – Guia da Semana – Mica

Fonte:Belém Com