Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Brasil: Mosaico Cultural

Brasil: Mosaico Cultural

Publicada em : 02/08/2012

O Shopping Metrópole promove, gratuitamente, a exposição de 6 a 29 de agosto


A partir do dia 6 de agosto o Shopping Metrópole promove a exposição inédita “Brasil: Mosaico Cultural”. Com curadoria da antropóloga Maria Lúcia Monte, a mostra apresenta a história das festas de Círio de Nazaré (PA), Cavalhadas (GO), Fandango Caiçara (PR e SP), Jongo do Sudeste, Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA) e Tambor de Crioula da Ilha (MA), todas consideradas patrimônios culturais do país e com uma multidão de seguidores. Imagens e textos, junto a painéis multimídia de LED, mostram momentos emocionantes das celebrações e contam mais sobre a história de cada uma.

“É com grande satisfação que o Shopping Metrópole apoia o projeto e oferece seu espaço para apresentá-lo aos moradores do ABC, pois a exposição valoriza a riqueza da diversidade cultural do país”, afirma Maria Ferreira, gerente de marketing do Shopping Metrópole.

Idealizado pela produtora cultural Ana Maria Xavier, o projeto é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Scania e apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e do Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo (SP). A exposição fica aberta ao público até o dia 29 de agosto.

Mais sobre as festas:

Círio de Nazaré (Pará)
O Círio de Nazaré é uma das maiores peregrinações do mundo, integrando ritos de intensa religiosidade e aspectos de feira, repleto de devoção e diversão, que atrai anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

Cavalhadas de Pirenópolis (Goiás)
Na festa do Divino de Pirenópolis, entre outras celebrações, é realizada a defesa da cristandade contra os infiéis do tempo das Cruzadas. Esses cavaleiros esplêndidos em suas armaduras medievais representam os combates de cristãos e mouros nas Cavalhadas.

Fandango Caiçara (Paraná e São Paulo)
O fandango apresentado na mostra é compreendido como uma manifestação cultural popular associada ao modo de vida caiçara do Brasil. Na tradição, após a realização de trabalhos coletivos, o organizador oferecia como pagamentos aos ajudantes voluntários um fandango, que é uma espécie de baile com comida farta aos convidados.

Jongo do Sudeste
Herança africana muito antiga dos escravos de origem bantu, o jongo é característico do sudeste, mas manifestações semelhantes podem ser encontradas em outras partes do país. A umbigada faz parte do jongo, que é um tipo de batuque, mas distingue-se dos demais pelos seus misteriosos fundamentos religiosos e de magia que tornam os jongueiros conhecidos como “feiticeiros da palavra”.

Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Bahia)
Esta é uma tradição dos antigos escravos que fizeram a riqueza do Recôncavo, com seus engenhos e plantações de fumo, até o século XIX. Depois, a decadência econômica quase pôs em risco a tradição, dispersando a população e tornando difícil encontrar os velhos instrumentos. Quando é preciso, os sambadores tocam com instrumentos disponíveis, inclusive aumentando a percussão, mas manda a tradição que samba de roda se toque e se dance com viola, pandeiro e prato e faca.

Tambor de Crioula da Ilha (Maranhão)
É o que ocorre com o Tambor de Crioula do Maranhão, uma dança circular acompanhada de canto e percussão que partilha muitos elementos dos antigos batuques coloniais, encontrados no jongo do Sudeste, no samba de roda da Bahia ou no coco de umbigada de Pernambuco. Mas em São Luis a exuberância do toque dos tambores e do giro das saias rodadas cria um desenho de rara beleza que constitui uma parte essencial da identidade maranhense.

Serviço
Exposição “Brasil: Mosaico Cultural”
Local: Shopping Metrópole – no corredor próximo aos elevadores B.
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200 - Centro - São Bernardo do Campo (SP)
Data: 6 a 29 de agosto de 2012
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 22h.
Telefone: 4003-7370
Entrada gratuita

Fonte:XComunicação