Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ II Tooro Nagashi - Luzes da Pa...

II Tooro Nagashi - Luzes da Paz

Publicada em : 02/08/2012

O Parque do Ibirapuera tem uma programação especial para celebrar esse evento da paz mundial


No próximo dia 5 de agosto, às 19h, será realizado o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz da capital paulista, no Parque do Ibirapuera. O ponto alto deste evento será o momento solene de silêncio pela paz, realizado simultaneamente ao do Japão, que representará o respeito à vida e a busca pela harmonia entre os povos. O evento incorpora-se a outras atividades do mês de aniversário do Parque e , pela primeira vez, a programação da celebração incluirá a Fonte Multimídia.

Além disso, antecipando este evento, uma mostra fotográfica e exibição de documentários sobre a bomba atômica que atingiu Hiroshima e Nagasaki em 1945 será aberta ao público, no dia 26 de julho, na sede do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira e de Assistência Social, no bairro da Liberdade.

A Programação no Ibirapuera

Anualmente, no dia 6 de agosto realiza-se em Hiroshima, no Japão, a tradicional homenagem à Paz Universal, uma cerimônia para lembrar um dos episódios mais trágicos da história da humanidade – o primeiro ataque atômico, ocorrido em 6 de agosto de 1945, em Hiroshima – que se repetiu três dias depois em Nagasaki.

No Brasil, devido ao fuso horário, o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz será realizado no dia 5 de agosto, sincronizando o momento de silêncio dos eventos, brasileiro e japonês, com o lançamento da bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, às 8h15 (20h15 no Brasil), há exatos 67 anos.

Com início às 19h, o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz convida a todos para participar da celebração budista no Parque do Ibirapuera, organizada pela Associação Religiosa Nambei Honganji Brasil Betsuin (Templo Higashi Honganji). Após o momento de oração, o público será conduzido pelo grupo de taikô da ABT – Associação Brasileira de Taikô ao deck em frente à Fonte Multimídia, quando participará do ritual do tooro nagashi, a soltura das lanternas no lago.

Em seguida, na fonte, está programada uma apresentação especial com a projeção de imagens na fina cortina de jatos de água, acompanhada por músicas como “Give Peace a Chance” e “Imagine”, de John Lennon; “A Paz” de Gilberto Gil; “Rosa de Hiroshima”, do Secos e Molhados; e “Heal The World”, de Michael Jackson.

Fonte:Kenia Gomes