Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Hercules Barsotti – Além do Ol...

Hercules Barsotti – Além do Olhar

Publicada em : 01/08/2012

A exposição tem curadoria de Cláudia Lopes e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal


A mostra exibe 30 serigrafias do artista neoconcretista, onde cada obra será acompanhada de sua representação em material tátil. Durante a visitação, as criações de Barsotti poderão ser apreciada por pessoas que enxergam ou não, proporcionando ao público uma experiência tátil. 

“Além do Olhar” apresenta como diferencial a oportunidade para que portadores de deficiência visual possam sentir a obra de arte pelo toque. Os visitantes serão conduzidos pela galeria por monitores treinados que vão orientar o toque nas reproduções tridimensionais, de modo a perceber as obras. Também estarão disponíveis aparelhos com a áudio-descrição de toda a exposição, com planta em relevo do espaço expositivo. A sinalização será feita com piso tátil desde a entrada da CAIXA Cultural São Paulo.

A seleção das obras para a exposição foi baseada na experiência pictórica do artista, e também na pesquisa da forma e da cor que o consagrou na arte brasileira. A mostra permite uma reflexão sobre linguagens e a questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversos modos de interpretar as peças. “Alguém que enxerga, muitas vezes passa por objetos, formas e cores sem parar para sentir, de fato, sem perceber ao que se reporta a escultura ou a pintura. Nossa proposta é que o espectador permaneça um tempo maior na sala de exposição, que sua visita seja de fato uma nova experiência, e que nessa experimentação seja ampliada sua percepção”, afirma Cláudia Lopes.

O catálogo da mostra é gratuito e apresentará reproduções das obras expostas em imagens com relevo. O impresso contará também com textos do crítico de arte, Enock Sacramento, e da consultora de acessibilidade, Viviane Sarraf. O conteúdo terá impressão tradicional e versão em braille.

SERVIÇO:
Exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”
Visitação: até 23 de setembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400 ou pela caixa postal agendamento.sp@gentearteira.com
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Produção: Arte Impressa
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Palestra sobre Museus Acessíveis: 31 de julho de 2012 às 19h30

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA CULTURAL SP