Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Muito brilho na Caixa Cultural

Muito brilho na Caixa Cultural

Publicada em : 31/07/2012

Os objetos da mostra fazem parte da coleção do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador (BA)Os objetos da mostra fazem parte da coleção do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador (BA)


A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir do próximo sábado (4), a exposição Joias Crioulas, uma mostra das joias e ornamentos usados pelas negras baianas durante o período da escravidão no Brasil. A exposição é promovida pelo Instituto Victor Brecheret (IVB), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e entrada gratuita.

Os objetos da mostra fazem parte da coleção do Museu Carlos Costa Pinto, localizado em Salvador (BA), e revelam uma raridade histórica: pertenceram a mulheres negras da Bahia, dos séculos XVIII e XIX. Alforriadas ou não, essas mulheres traduziam nos adornos utilizados toda a manifestação artística do Brasil colonial e imperial, além de representar a classe socioeconômica de seus senhores.

Embora utilizadas pelas negras de origem africana, as joias de crioulas não apresentavam elementos típicos de sua etnia. Assemelhavam-se às joias portuguesas. Eram confeccionadas em ouro, prata e decoradas com pequenas pedras, diferenciando-se das joias eruditas pela dimensão, formato, peso e qualidade do material. São peças exuberantes e de tipologia específica, que representam a afirmação da identidade e o prestígio de algumas mulheres negras daquela sociedade.

Segundo Bárbara Carvalho dos Santos, superintendente do museu baiano, essa coleção é um testemunho das relações sociais e econômicas da época, que tornou possível essa expressão artística. “Cada exemplar conta uma história de vida, composta por trabalho, sacrifício, alegrias e tristezas, sonho e esperança”.

As “Joias Crioulas” ficam expostas na CAIXA Cultural até 23 de setembro, e são um convite à reflexão sobre quem eram essas mulheres, de que maneira adquiriram essas joias e como conseguiram ostentar tamanho luxo em meio à sociedade escravocrata da época.

Serviço:
Exposição: Joias Crioulas
Abertura para convidados: 4 de agosto de 2012 (sábado), às 11h
Período: de 4 de agosto a 23 de setembro de 2012 (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Acesso para pessoas com necessidades especiais

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo