Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ A vida é um teatro

A vida é um teatro

Publicada em : 26/07/2012

Peça tem o amor, o ciúme, o masoquismo, o preconceito sexual e a infidelidade como temas


Trata-se de uma adaptação do livro Quem ama escuta, da escritora e psicanalista Betty Milan.Além de ter feito a adaptação, Betty Milan assina a direção do espetáculo. A vida é um teatro reúne as crônicas mais expressivas do seu Consultório Sentimental publicado em Veja.com.

A autora tratou as crônicas como pequenas cenas, em que há um consulente, um consultor e uma personagem cuja função é a do coro, A Voz. Nas dez cenas, o consulente faz uma pergunta ao consultor, e este responde. Trata-se sempre de uma questão subjetiva : “Quero me casar, mas não consigo ser fiel. Tem solução?” ou “Estou apaixonado, apesar de velho. O que eu faço?” ou “Sinto ciúme, embora não tenha razão alguma para isso. Como me curar?”. Depois da resposta do consultor, fala A Voz, ora fazendo a sátira do que foi dito, ora dizendo o que nem o consulente e nem o consultor ousaram dizer. A Voz faz escutar o que habitualmente não se diz e, no entanto, nos determina.

Do começo ao fim da peça, os atores ficam diante de um púlpito com o texto, que é tratado como uma partitura. Como o cantor, o ator entrega o texto ao público com a voz. “Um procedimento que faz o drama existir através das palavras, além de garantir o distanciamento requerido por uma escuta crítica”, explica a autora.
A vida é um teatro é a primeira peça do Grupo Vozes, que se dispõe a fazer muito com pouco – pouco figurino, pouco cenário e poucos artifícios –, exigindo o máximo do texto e do ator.
Após as quatro primeiras apresentações (04/08, 05/08,11/08 e 12/08) haverá um debate com Betty Milan sobre a peça.

A vida é um teatro
Texto e direção: Betty Milan
Grupo Vozes: Fábio Carrilho (Consultor), Miguel Prata (Consulente) e Barbara Riethe (A Voz)
Datas: 04/08, 05/08, 11/08, 12/08, 18/08, 19/08, 25/08 e 26/08
Horários: sábados às 20h e domingos às 18h
Local: Teatro da Livraria da Vila do Shopping Higienópolis –Av. Higienópolis, 618 – piso Pacaembu – Higienópolis - São Paulo/SP
Ingressos: R$20,00 (meia) eR$40,00 (inteira), à venda pela Ingresso Rápido e no local.
Duração: 50 minutos
Debate com Betty Milan após as apresentações dos dias 04/08, 05/08, 11/08 e 12/08.
Faixa etária: 12 anos
Gênero: drama
Capacidade: 65 lugares
Área para fumantes: não
Estacionamento no local: sim
Acesso para deficientes: sim
Ar condicionado: sim

Fonte:Helena Castello Branco