Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ João Suzuki – Fantasia Aprisio...

João Suzuki – Fantasia Aprisionada

Publicada em : 26/07/2012

Com o domínio de técnicas variadas João Suzuki revela o estado do mundo e das coisas


Inédita, a exposição ‘João Suzuki – Fantasia Aprisionada’ traz o reconhecimento da produção desse artista, filho de imigrantes japoneses, que atuou efetivamente no ambiente cultural paulista desde o fim de 1950 e permaneceu dialogando com os contextos até 2010. A exposição, patrocinada pela CAIXA, tem caráter retrospectivo e desvenda a leitura que o artista estabeleceu com a realidade circundante. Produzida por Marta Masiero e sob curadoria de Agda Carvalho, a exposição apresenta cerca de 60 obras do artista entre desenhos, pinturas e ovoides, técnica desenvolvida pelo artista onde é realizada pintura e colagem sobre fragmentos de madeiras descartadas e resignificados pela intervenção de João Suzuki.

Segundo a curadora, “No percurso da exposição identificamos um olhar atento aos fatos e às histórias que são reveladas na representação minuciosa e requintada ao explicitar o sentido da condição humana. Transitar pelo universo desse artista é enriquecedor, pois expõe os trabalhos realizados nas décadas de 1960 e 1970 – um período da cultura brasileira em que os artistas articulavam com a realidade fantástica.”

O percurso deste artista está conectado com um período da cultura brasileira, especificamente o paulista. O artista materializa os anseios de um tempo e desperta com as questões pessoais o desejo de entendimento do entrecruzamento de imagens, que estão em conexão com a realidade. Expõe uma figuração singular que permanece na fronteira da representação naturalista e de abstrações com as soluções fantásticas que desafiam o olhar atento do observador.

Com alguns traços e pinceladas o seu desenho alcança um resultado surpreendente onde encontramos na presença da figuração um sentimento latente. Com o domínio de técnicas variadas João Suzuki revela o estado do mundo e das coisas. Em muitos trabalhos o artista apresenta personagens absorvidos em situações fantásticas. Revela subjetividades tanto nas propostas imagéticas, como na composição de haicai, que nomeiam muitos dos seus trabalhos.

SERVIÇO:
Exposição João Suzuki – Fantasia Aprisionada
Abertura para convidados e imprensa: dia 04 de agosto de 2012, às 11h – com visita comentada pela curadora da mostra, Agda Carvalho
Mesa de debates: 18 de agosto de 2012, às 11h –com Agda Carvalho e Enock Sacramento - tema: ‘A Fantasia e o Tempo de João Suzuki’
Visitação: de 04 de agosto a 23 de setembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte:Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo