Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Mulheres africanas em exposiçã...

Mulheres africanas em exposição

Publicada em : 23/07/2012

Mulheres Africanas é a primeira parte de um grande projeto, onde o fotógrafo brasileiro Celso Bayo busca retratar as diversas culturas que se encontram no continente africano


As fotografias de Bayo mostram as raízes, os costumes, o cotidiano e a história de um continente marcado por tantas diferenças e injustiças, mas ao mesmo tempo tem uma grande interação com a natureza.

A ideia de fotografar a África e depois reunir as melhores imagens para expor seu trabalho em galerias e espaços culturais, não surgiu por acaso. Bayo conta que sempre impressionou observar o cotidiano das mulheres e saber que sua força, em todos os sentidos, está sempre presente. E isso é um conforto para todos, e também é quase saber que aquele instinto materno ao nosso redor nunca irá acabar.

Para produzir Mulheres Africanas, Bayo viajou durante quatro meses por várias regiões da Tanzânia, do oeste de Uganda até a fronteira com Rwanda e Congo, o interior e a costa do Quênia até a fronteira com a Somália, e na Etiópia, da região do Omo Valley até as montanhas de Lalibela. Neste período, o fotógrafo conviveu de perto com as dificuldades que a população africana enfrenta e, também, a beleza que a natureza e o povo da África apresenta.

O projeto de Celso Bayo é fotografar região por região do continente africano e retratar a beleza feminina, valorizando a sua interação com o cotidiano e com tantos costumes diferentes encontrados no mundo das mulheres africanas. Para ele, um projeto desta importância deve ser feito a longo prazo, com o mesmo empenho da fase inicial e usar muita criatividade durante a evolução do trabalho.

Bayo também deseja focar outros temas, como por exemplo a música africana, que é uma das principais alegrias que todo o povo do continente possui.

Maria Bonita, uma das fotos de Mulheres Africanas, foi indicada no conceituado 2nd Annual Photography Masters Cup – International Color Awards. A premiação reuniu as melhores imagens com a mais alta realização em cores fotográficas do mundo. Todas foram avaliadas por profissionais da Kidak, National Geographic Channel, FOX, Vogue (UK), Musee De La Photographie (Bélgica), Colors Magazine (Itália), entre outros grandes nomes da fotografia.

Mulheres Africanas
Exposição de fotos de Celso Bayo
Abertura: dia 23 de agosto, das 18h30 às 22h30
Studio In
www.designstudioin.com.br
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 399
Tel: 3062.7217 / 2537.2741

Fonte:Flavia Fusco Assessoria e Comunicação