Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Oficina do Mestre

Oficina do Mestre

Publicada em : 17/07/2012

Professor da Escola Lassaâd, de Bruxelas, Taylor traz ao Brasil método desenvolvido ao lado do ator e pedagogo francês Jacques Lecoq


A Escola dos Doutores da Alegria lança em agosto um novo curso. Trata-se da Oficina do Mestre, aberta ao público em geral, que vai trazer periodicamente à sede da ONG, em São Paulo, especialistas que compartilhem seus conhecimentos e metodologia de trabalho junto aos alunos interessados na arte do palhaço.

O convidado do módulo inaugural – Do Ordinário ao Extraordinário – é o inglês Norman Taylor, professor de movimento e jogo/improviso da Escola Lassaâd, de Bruxelas. E vem ao Brasil com o propósito de dar aulas e apresentar a metodologia que desenvolve naquela instituição, uma das mais importantes escolas de arte dramática da Europa.

A proposta da oficina, que acontece entre os dias 6 e 10 de agosto, na sede da ONG Doutores da Alegria, em São Paulo, é estimular a criatividade dos participantes, ampliando a percepção de cada um sobre o jogo/improviso e seus movimentos no cotidiano, revelando características inerentes ao ser humano.

“O curso busca o que está por trás de todos os perfis. O que vem antes do momento da criação. A pessoa é estimulada a reagir, responder, jogar e, finalmente, criar. Pode ser um artista querendo buscar algo novo no meio disso, ou uma pessoa interessada em aprender um método de olhar o mundo e a nós mesmos. Funciona tanto nas profissões quanto na vida”, afirma Taylor.

Discípulo de Jacques Lecoq (1921-1999), Taylor segue e desenvolve o método criado pelo ator e mímico francês, estruturado em três etapas: o mundo e seus movimentos (gestos, ações e emoções), a improvisação que provoca o poder criativo dos participantes e o trabalho em grupos a partir de um tema comum. Exercícios, situações de ação, feedback e críticas tornam-se mais complexos no decorrer do curso, dando um caráter progressivo à parte pedagógica. “O professor sempre deve procurar qual obstáculo o aluno precisa naquele momento. Todos nós necessitamos de provocação e instabilidade para progredir”, completa.

ESCOLA DOS DOUTORES DA ALEGRIA
OFICINA DO MESTRE – NORMAN TAYLOR
“Do ordinário ao extraordinário”
Data: de 6 a 10 de agosto das 19h às 23h.
Local: Galpão dos Doutores da Alegria em São Paulo
Endereço: Rua Alves Guimarães, 73 - Pinheiros – São Paulo (SP)
Investimento: R$ 950, em 2x de R$ 475
Mais informações: (11) 3061-5523 ramal 37 / cursos@doutoresdaalegria.org.br
Mais informações Doutores da Alegria:
Facebook: www.facebook.com/doutores
Twitter: @doutores / Blog: www.doutoresdaalegria.org.br/blog
YouTube: www.youtube.com/tvdoutores
Flickr: www.flickr.com/photos/doutores_da_alegria
Site: www.doutoresdaalegria.org.br

Fonte:EDITOR – EDISON PAES DE MELO