Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ópera no cinema

Ópera no cinema

Publicada em : 20/06/2012

O espetáculo da Royal Opera House de Londres será exibido em 26 complexos da rede em 15 cidades


Já estão à venda os ingressos para a ópera ‘Madam Butterfly’, de Giacomo Puccini. A ópera será exibida entre 23 e 28 de junho em 26 complexos da Rede Cinemark nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos, São José dos Campos, São Paulo, Uberlândia e Vitória.

Em São Paulo, o espetáculo estreia no dia 23 (sábado), nos complexos dos shoppings Cidade Jardim, Santa Cruz, Market Place, Iguatemi, Eldorado, Pátio Higienópolis e Pátio Paulista. Considerada uma das óperas mais populares do repertório, ‘Madam Butterfly’ chega aos cinemas em tecnologia 3D, por meio de uma parceria entre a Royal Opera House (ROH) de Londres e a produtora RealD. A apresentação de 23 de junho será às 11h. As reapresentações acontecem nos dias 24 (domingo), às 21h; 26 (terça-feira), às 16h; e 28 de junho (quinta-feira), às 19h.

A ópera conta a história de uma gueixa japonesa, Cio-Cio-San (interpretada pela soprano chinesa Liping Zhang), que se casa com um oficial da marinha americana, Pinkerton (papel do tenor americano James Valenti). O segundo ato começa doi anos depois. Pinkerton viajou anos para os Estados Unidos, mas a gueixa não perde as esperanças de seu retorno. Ela recebe uma a visita do cônsul americano, a quem revela a existência de um filho. No terceiro ato, o americano volta para buscar a criança, acompanhado de sua nova esposa americana.

Com texto escrito pelos italianos Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, ‘Madam Butterfly’ estreou em fevereiro de 1904, no Teatro alla Scala, de Milão. Como a reação inicial do público foi ruim, Puccini reviu a partitura e inseriu algumas alterações. A segunda versão foi apresentada pela primeira vez em maio do mesmo ano, na cidade de Brescia, e foi um sucesso extraordinário. Desde então, as belas melodias de árias como ‘Un Bel Dí Vedremo’ e ‘Addio Fiorito Asil’ estão entre as mais queridas pelo público. A montagem da Royal Opera House de Londres tem direção de cena de Moshe Leiser e Patrice Caurier, enquanto Julian Napie assina a filmagem em 3D.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Cinemark (www.cinemark.com.br) ou nas bilheterias dos cinemas e custam entre R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). O espetáculo é cantado em italiano e tem legendas em português lusitano. A classificação etária é livre.

A exibição faz parte da programação especial dos 15 anos da Rede Cinemark no Brasil, comemorada ao longo de todo este ano. Entre fevereiro e maio, a Cinemark apresentou a temporada da Royal Opera House, de Londres, exibindo oito espetáculos. Fora da temporada, a Rede traz a ópera ‘Madam Butterfly’, uma das óperas mais populares do repertório.

Fonte:Belém Com