Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Museu da Imigração mapeia “cos...

Museu da Imigração mapeia “cosmopaulistanos” em exposição virtual

Publicada em : 12/06/2012

A mostra é um convite para que os visitantes ajudem a construir uma espécie de “atualização” da obra de Almeida


O Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição virtual interativa “Cosmopaulistanos: as pessoas, os caminhos, a cidade”. O trabalho é inspirado na obra “Cosmópolis”, de Guilherme de Almeida, publicada em 1962, que reúne uma série de oito reportagens sobre os bairros formados por imigrantes na cidade de São Paulo. Meio século depois, um novo olhar sobre tema poder ser conferido no endereço www.museudaimigracao.org.br/cosmopaulistano.

Mais do que um compilado de histórias e personagens, a mostra é um convite para que os visitantes ajudem a construir uma espécie de “atualização” da obra de Almeida. Longe da realidade da época de seus escritos – no final da década de 1920 –, em que determinados bairros eram redutos de comunidades imigrantes específicas, a exposição se baseia justamente na miscigenação atual das regiões paulistanas.


Ao acessar a mostra virtual, um mapa da cidade se apresenta subdividido nos 96 bairros distritais da capital paulista. É clicando sobre cada um deles que o visitante poderá compartilhar suas histórias, trajetos e memórias por meio do upload de fotos, vídeos e textos, deixando sua experiência registrada em um imenso mosaico de rostos e lugares.

“Assim como Guilherme de Almeida, que em Cosmópolis se deixa maravilhar pelo nascimento da São Paulo que conhecemos, convidamos a todos a contar suas visões apaixonadas pela cidade, pelos nascimentos, renascimentos, e pela diversidade cultural e paisagística”, explica Marília Bonas, Diretora Técnica do Museu da Imigração.

Fonte:Museu da Imigração