Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Mega Artesanal 2012

Mega Artesanal 2012

Publicada em : 01/06/2012

Exposições levam o surrealismo, a caricatura e a arte em papel para a Mega Artesanal 2012


Já é tradição: quando a Mega Artesanal abre as portas, o público já sabe que, além de conhecer todas as novidades do setor, comprar insumos e produtos acabados e aprender novas técnicas em milhares de cursos diários, poderá também admirar o trabalho de grandes artistas. Nesta edição, por exemplo, que começa no dia 26 de junho (apenas para lojistas) e vai até o dia 1 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a Mega Artesanal terá 13 exposições, de diferentes técnicas. Entre elas, as mostras “Pintura em Tela – Surrealismo”, do artista plástico Evandro Schiavone, “Caricatura”, do caricaturista e ilustrador Rodrigo Schiavoni, e “Disney World Paper”, da referência em scrapbooking no Brasil, Vlady.

“Pintura em Tela – Surrealismo”, contará com as principais imagens da fase atual de Evandro Schiavone. São 17 reproduções de quadros premiados – os originais já foram vendidos -, muitos inclusive expostos fora do Brasil, e 5 originais. Cada quadro apresenta temas e elementos novos, e prova a liberdade criativa do artista, que, segundo ele, “pode se expressar sem pré-conceitos”. “O Surrealismo é um movimento artístico extremamente criativo e pouco difundido no Brasil. Essa exposição na Mega Artesanal é uma oportunidade para popularizar o estilo, a temática e compartilhar as novidades da minha carreira e o que estamos trazendo para as artes no Brasil”, diz Evandro. Além das 17 reproduções (ou giclês) e 5 originais, a exposição contará também com a obra original Dom Quichote, (do acervo pessoal de Evandro Schiavone) que venceu o Mapa Cultural Paulista 2009-2010 e ficou entre os cinco melhores do Estado, e a reprodução da obra Arcaico, cujo original foi exposto no Museu do Louvre, em dezembro de 2011.

“Caricatura”, que também poderá ser vista na Mega Artesanal 2012, é um apanhado do trabalho de um dos mais conhecidos caricaturistas do Brasil, Rodrigo Schiavoni. A exposição conta com 16 caricaturas de personalidades do mundo artístico e do futebol, retratados de forma bem humorada em quadros de tamanhos e estilos diferentes. As técnicas de desenho e pintura utilizadas pelo artista estão em caricaturas de astros como Chico Buarque, Gisele Bündchen, Elvis Presley e Ronaldo Fenômeno. “A caricatura representa o jeito que eu vejo o mundo, às vezes distorcido, às vezes bonito, às vezes torto, mas sempre com muito humor. E tirar um sorriso de uma pessoa ao reconhecer quem são as pessoas dos meus desenhos, é missão cumprida”, conta o artista, que durante a Feira fará caricaturas ao vivo.

Sorrisos não faltam também entre os que contemplam a exposição “Disney World in Paper”, dos mestres da arte da escultura em papel (paper sculpture) - Helena Keiko e Vlady. Eles inovaram a forma de retratar os personagens Disney e criaram 10 esculturas em papel: A Branca de Neve e os 7 Anões, a Bela e a Fera, A Dama e o Vagabundo, Aladim, A Pequena Sereia, Carros, Cinderela, Fantasia, Monstros S.A e Enrolados. “Aplicamos a técnica do paper sculpture para fazer com que cenas tão conhecidas das telas de cinema ganhassem vida também no papel”, conta Vlady. O universo cinematográfico se completa nas molduras e no tamanho dos quadros – que reproduzem as molduras usadas nas salas de filmes e o tamanho original dos posters de cinema - 90 cm x 60 cm, e no fundo branco em terceira dimensão, que dá profundidade e criar um efeito surpreendente, digno do universo fantástico das personagens animadas da Disney.

Além das exposições “Pintura em Tela – Surrealismo”, “Caricatura” e “Disney World Paper”, a Mega Artesanal 2012 terá outras 13 exposições, que dividirão espaço com cerca de 300 expositores, entre indústrias, atacadistas, varejistas, ateliês, escolas, ONGs, editoras e artesãos. São esperadas cerca de 110 mil pessoas, vindas de todo o país em busca de produtos acabados, insumos, ferramentas, novidades e cursos gratuitos.

Serviço: Mega Artesanal 2012
Data: 26 de junho (dia do lojista)
De 27 de junho a 01 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo / SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5
Horário: 26 de junho, das 11h às 19h
27 de junho a 30 de junho, das 11h às 19h; dia 01 de julho, das 11h às 17h
Ingresso: R$ 14,00 inteira e R$ 7,00 meia entrada
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Mais informações: www.megaartesanal.com.br

Fonte:Rosa Arrais Comunicação